Passageiros improvisam proteção contra sol atrás de pontos de ônibus em Campos

O problema acontece principalmente nos horários de pico, quando os raios solares estão mais intensos e o fluxo de pessoas é maior

Por Redação

Foto: WNotícias/Band FM Campos

Usuários do transporte público de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, estão enfrentando o desafio de se proteger do sol enquanto aguardam os ônibus.

Nos pontos localizados na Avenida Rui Barbosa, a estrutura instalada pela Prefeitura não oferece sombra para os passageiros. O problema acontece principalmente nos horários de pico, quando os raios solares estão mais intensos e o fluxo de pessoas é maior.

O problema com abrigos de ônibus é agravada pelo material de construção, o alumínio, que tem a propriedade de absorver e reter calor. Com a incidência direta do sol, tanto a estrutura metálica quanto os acentos de madeira se aquecem consideravelmente.

De acordo com uma passageira que trabalha no centro da cidade, o problema é recorrente e, quando chove, também há problemas.

“Diariamente eu pego o ônibus aqui para ir para o Parque Prazeres e eu sempre me escondo do sol atrás do ponto. Quando chove é pior ainda. As pessoas tem que subir em cima do banco para não se molhar”, disse a mulher, que não quis se identificar.

Diante dessa realidade, os passageiros apontam a necessidade de investimentos em soluções que garantam maior conforto térmico nos pontos de ônibus. A substituição dos materiais de construção, a instalação de coberturas mais eficientes para bloquear a radiação solar e a implementação de áreas sombreadas são algumas das sugestões dos usuários.

Entramos em contato com a prefeitura do município que informou que, de acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) – órgão responsável pela instalação dos equipamentos, os novos abrigos instalados seguem as normas e os moldes usados nos modelos anteriores, os mesmos utilizados em outros lugares do país.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS