Nesta quarta-feira, 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em todo o mundo. Essa é dedicada à população LGBTQIA+ e tem o objetivo de honrar suas conquistas, promover a igualdade e lutar contra a discriminação.
Origem da data
O Dia do Orgulho tem suas raízes nas históricas manifestações de Stonewall, que ocorreram em 28 de junho de 1969. Naquela noite, frequentadores do bar Stonewall Inn, localizado em Greenwich Village, Nova York, uniram-se e reagiram contra a truculência policial que constantemente os alvejava.
Esse momento marcou uma virada significativa na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Pela primeira vez, pessoas LGBTQIA+ se uniram em protesto, manifestando-se contra a violência e a opressão que enfrentavam diariamente. As manifestações de Stonewall tornaram-se um marco histórico e inspiraram a celebração anual do Dia do Orgulho, que hoje é reconhecido mundialmente.
Entenda o significado da sigla LGBTQIAP+
L: lésbica; é toda mulher que se identifica como mulher e têm atração sexual e romântica por outras mulheres.
G: gays; é todo homem que se identifica como homem e têm atração sexual e romântica por outros homens.
B: bissexuais; pessoas que têm atração sexual e romântica pelo gênero masculino e feminino.
T: transexuais, travestis e transgêneros; pessoas que não se identificam com os gêneros com os quais nasceram.
Q: queer; pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem também necessariamente concordar com tais rótulos.
I: intersexo; são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino.
A: assexuais; que não sentem atração sexual por ninguém, podendo ou não se interessar por envolvimentos românticos;
+: engloba todas as outras letrinhas da sigla, como o “P” de pansexualidade, que é a atração por pessoas, independentemente do gênero ou da orientação sexual delas.