Novo ponto de coleta de óleo usado será em restaurante universitário da UENF

O programa Trata Óleo foi implantado pela concessionária Águas do Paraíba, em parceria com a universidade.

Por Otávio Fonseca

Foto: Águas do Paraíba

Águas do Paraíba implantou o 24° ponto de entrega voluntária (PEV) do programa Trata Óleo. Através de uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o coletor foi instalado no Restaurante Universitário (RU), onde alunos, professores, pesquisadores e interessados podem contribuir com a preservação do meio ambiente e realizar à troca de dois litros de óleo uso por um detergente, fornecido pela empresa Ecobio. 

A equipe de Sustentabilidade da concessionária se reuniu com o prefeito da UENF, Marcelo Peixoto, para pensar em estratégias que melhor atendessem o projeto. A universidade é a primeira instituição de ensino superior do município a receber programa. O ponto é público e a troca deve ser realizada durante o funcionamento do espaço. 

“O Restaurante Universitário é um ponto de referência dentro da universidade, por isso, aceitamos contribuir com a iniciativa. É essencial que todos tenham o hábito de não jogar o óleo de cozinha usado na pia e contribuir para sua correta destinação. O meio ambiente agradece cada pequeno ato realizado”, acredita. 

Segundo a Líder de Sustentabilidade da concessionária, Analice Aguiar, a implementação do coletor de óleo na UENF foi um grande passo para o programa Trata Óleo, que possui outros pontos de entrega abertos ao público, como a loja da empresa, o Liceu Humanidades de Campos, a sede da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, entre outros. 

“A UENF é símbolo de consciência e sustentabilidade. O grande fluxo de alunos, professores e funcionários irá fazer com que o programa se expanda ainda mais e, consequentemente, que possamos ter um resultado positivo com as coletas realizadas”, reforça. 

Com o objetivo de promover educação ambiental e incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado, visto que 1 litro deste resíduo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água, o Programa Trata Óleo da empresa Águas do Paraíba irá completar um ano em 29 de julho. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da concessionária: www.aguasdoparaiba.com.br.

Fonte: Ascom

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS