Mais recente lançamento da Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (EdUENF), “Alguns Olhares do Sul – Antropologia, etnografia e análise de conflitos e crises no século XXI” destaca a relevância dos conflitos sociais e das situações de crise na contemporaneidade. A obra, que expõe alguns dos problemas sociais da atualidade, como questões urbanas, violência, crise climática e as diferentes formas de perturbação ecológica, é organizada por Santiago Álvarez e Carlos Abraão Moura Valpassos e já está disponível no site da editora, em formato digital.
“O livro é uma coletânea de trabalhos antropológicos que abordam contextos de crises e conflitos sociais. O livro pode ser pensado a partir de três eixos: um primeiro, dedicado a questões de violência à administração de conflitos; um segundo, voltado para a discussão da vida urbana e dos desafios impostos pelas novas formas de comunicação e de trabalho; e um terceiro, onde diferentes contextos oferecem materiais de reflexão para questões ambientais contemporâneas”, esclarece Valpassos.
A ideia do livro nasceu em Montevidéu, em 2015, durante a XI Reunião de Antropologia do Mercosul. Foi ao longo das atividades de um grupo de trabalho sobre Antropologia Política que se pensou em selecionar trabalhos para constituir um livro que abordasse diferentes contextos de crise social a partir de olhares de pesquisadores e pesquisadoras da América do Sul.
“A intenção da publicação é mostrar como os conflitos e crises se fazem sempre presentes e como são administrados contextualmente, de modo a expor os valores e desafios dos grupos sociais que os vivenciam”, completou Carlos Abraão.
O livro expõe, também, resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores e pesquisadoras da América Latina em diferentes contextos sociais. “É um trabalho coletivo que destaca o papel das universidades na promoção de conhecimento sobre os desafios atuais enfrentados em diversas esferas da vida social. Trata-se, pois, de um material diversificado que, a partir de um enfoque sobre os aspectos conflitivos, expõe alguns dos problemas sociais vivenciados contemporaneamente: as questões urbanas, a violência, a crise climática e as diferentes formas de perturbação ecológica”, finalizou.
“Alguns Olhares do Sul – Antropologia, etnografia e análise de conflitos e crises no século XXI” pode ser acessado no inventário de livros da EdUENF, disponível no seguinte endereço eletrônico: uenf.br/extensao/editora.
Sobre os organizadores
Carlos Abraão Moura Valpassos é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense — Darcy Ribeiro (UENF).
Já Santiago Álvarez é doutor em Antropologia Social pela London SchoolofEconomicsandPolitical Science e professor na Universidad Nacional Arturo Jauretche.
Sobre a EdUENF
A Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EdUENF) se propõe a direcionar suas atividades para obras de conteúdo didático, científico, artístico, filosófico e de divulgação cultural e extensionista.
A EdUENF tem, ainda, por finalidade promover obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade, com base no critério de qualidade, em consonância com o Regimento e o Estatuto da UENF.
Fonte: Reprodução