A cidade de Bom Jesus do Itabapoana se prepara para sediar a 2ª Mostra de Cafés Especiais durante a 60ª Expocavil. Realizado pelo Cidennf, em parceria com a Emater-Rio e a prefeitura municipal, o evento promete reunir cafeicultores da região para apresentar a diversidade e a qualidade dos cafés produzidos localmente.
As inscrições para a mostra já estão abertas e vão até o dia 28 de julho. Os produtores podem inscrever uma amostra de café natural ou processado por via úmida, referente à safra 2023, desde que tenham propriedade sediada no município de Bom Jesus do Itabapoana.
As amostras devem estar devidamente identificadas e acompanhadas da ficha de inscrição preenchida, podendo ser entregues no Escritório Local da Emater-Rio, localizado na Rua Francisco Borges Sobrinho, 151, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O regulamento pode ser acessado (AQUI).
A 2ª Mostra de Cafés Especiais será dividida em duas etapas. Inicialmente, os jurados realizarão a avaliação sensorial e seleção dos 10 melhores cafés, cujo resultado será divulgado no dia 8 de agosto. Posteriormente, a cerimônia de divulgação do resultado ocorrerá no dia 12 de agosto, às 15h, durante a 60ª Expocavil. Os 10 cafés finalistas serão ranqueados, sendo que os cinco melhores serão apresentados ao público para degustação e votação popular. Serão premiados os três primeiros colocados da análise técnica e o vencedor da votação popular.
Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância da mostra para a transmissão de conhecimentos sobre a produção de café e para fortalecer a cafeicultura no Noroeste Fluminense.
“O espaço oferecido pela mostra possibilita a transmissão de conhecimentos sobre a produção, além de despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores. Com o café como um símbolo cultural brasileiro e uma referência na agricultura local, o evento promete promover a excelência na produção e fortalecer ainda mais a importância da cafeicultura no Noroeste Fluminense” destacou Vinicius Viana.
Luiza Junger, supervisora local da Emater-Rio, destacou o impacto significativo do evento na economia, turismo, cultura e qualidade de vida da região. Ela enfatizou a oportunidade de impulsionar a economia, promover a cultura local e elevar a qualidade da produção cafeeira no município.
“Este evento representa uma oportunidade para impulsionar a economia, promover a cultura local e elevar a qualidade da produção cafeeira no município. Valorizar e apoiar tais iniciativas é fundamental para fortalecer a indústria cafeeira local e consolidar a reputação do município como um destino de café especial, enriquecendo a experiência tanto para produtores quanto para consumidores” disse Luísa Junger.
O evento é uma realização do Cidennf em conjunto com a Emater-Rio, a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, com o apoio de instituições como o SEBRAE-RJ, o IFF campus-Bom Jesus do Itabapoana e a ACEAN-RJ.
A 2ª Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste promete enriquecer a experiência tanto para produtores quanto para consumidores, valorizando e apoiando iniciativas que fortaleçam a indústria cafeeira local e consolidem a reputação do município como um destino de café especial.