O Sebrae Global Experience, maior evento de internacionalização para micro e pequenas empresas do Brasil, será realizado nos dias 8 e 9 de agosto no Rio de Janeiro. Com o objetivo de abrir as portas do mercado externo para mais negócios, o encontro contará com especialistas do Sebrae, empresários bem-sucedidos e representantes de mercados internacionais, compartilhando boas práticas e dicas sobre como expandir suas atividades além das fronteiras nacionais.
Atualmente, os pequenos negócios já representam 40% dos exportadores brasileiros, somando mais de 11,4 mil empresas que faturaram cerca de R$ 3,2 bilhões no mercado internacional.
Diante desse cenário promissor, o analista de competitividade do Sebrae, Gustavo Reis, ressalta a importância de uma análise da gestão empresarial para adequar produtos, serviços e processos ao mercado externo. Além disso, ele enfatiza a inclusão do mercado internacional na estratégia das empresas como fator essencial para o sucesso na atuação global.
“Em primeiro lugar, o empresário deve fazer uma análise da gestão, no sentido de entender como seus processos, produtos e serviços estão em comparação ao mercado. Uma das formas, por exemplo, pode ser visitando feiras setoriais. Além disso, colocar o mercado internacional na estratégia da empresa é primordial para que todos da empresa se engajem nessa atuação”, comenta Reis
O evento, em formato híbrido e gratuito, proporcionará conhecimentos sobre potenciais mercados e permitirá a ampliação da rede de contatos com possíveis parceiros comerciais e compradores internacionais.
As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através do link.
Gustavo Reis também destaca que o encontro será um importante fórum de discussões sobre tendências e boas práticas no contexto de um mundo cada vez mais conectado, colaborativo e sustentável.
“O evento é um importante fórum de discussões acerca de tendências e boas práticas que possam direcionar os modelos de negócios para o cenário de um mundo mais conectado, colaborativo e sustentável”, explica Reis.
Ele acrescenta que o evento abrangerá um público variado, desde jovens empreendedores(as) de startups até experientes empresários de diferentes segmentos, todos em busca de expandir seus negócios além das fronteiras do país.
“Além do conteúdo, o evento proporcionará um conhecimento sobre potenciais mercados, atendendo às expectativas de público-alvo bem variado, desde aspectos de formação, tempo de experiência, gênero e idade. De empresas lideradas por jovens empreendedores(as) de startups, até empresários experientes de diversos segmentos”, completa o analista do Sebrae.
Fonte: ASCOM SEBRAE