Campos: alunos da Rede Municipal usam tabletes e Eduten pela primeira vez

A novidade foi acompanhada de perto pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; pela diretora pedagógica, Tânia Alberto, e pela assessora técnica, Catia Mello

Por Otávio Fonseca

Foto: Portal PAE

O dia de aula nas Escolas Municipais Branca Peçanha e Ferroviário Jacy da Silva Barbeto foi diferente na manhã desta quinta-feira (3). Os alunos utilizaram pela primeira vez os tablets adquiridos pelo município e distribuídos para as unidades nessa quarta-feira. Eles também usaram o Eduten nas aulas de matemática. A novidade foi acompanhada de perto pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; pela diretora pedagógica, Tânia Alberto, e pela assessora técnica, Catia Mello.

O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta utiliza um caderno digital e adaptativo de atividades matemáticas, e é usada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.

“A Educação está sempre evoluindo e nós temos que acompanhar esse processo. O tablet e o Eduten são ferramentas para auxiliar na aprendizagem. Com isso, estamos seguindo o que preconiza o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) que prevê a inclusão digital nas escolas. É muito bom ver essa criançada empolgada com as aulas de Matemática, que geralmente é uma disciplina que costuma assustar os alunos. Agora, pelo que pude perceber, a matemática vai se tornar uma das matérias preferidas” disse o secretário.

Diretora da escola Branca Peçanha, Neilce Falquer disse que as novidades despertaram o interesse dos alunos. “As crianças adoraram e a vontade deles de estudar matemática aumentou consideravelmente com o uso do Eduten e dos tablets”, afirmou a diretora.

Aluna do 5º ano, Sther dos Santos Carlos, gostou da novidade. “Achei legal porque aprendi de um jeito mais divertido”, comentou a aluna. Também estudante do 5º ano, Yuri Sabino Ribeiro Gomes, 11 anos, adorou a aula diferente. “O tablet facilitou muito a nossa aula. E o Eduten faz a matemática parecer mais fácil”.

Professora da Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, Elizabeth Nunes Pessanha ficou impressionada com a reação da turma. “Acabou a falta de concentração deles. Estão todos focados com as aulas e cheios de vontade de aprender”, ressaltou.

Diretora do Ferroviário, Adriana Mattos, disse que o resultado foi além das expectativas. “A aceitação dos alunos foi perfeita. Uma verdadeira revolução na sala de aula e no aprendizado. O uso dos tablets e do Eduten vai trazer uma contribuição enorme para a Rede e vai minimizar a carência de conhecimento que tivemos na pandemia”, explicou Adriana.

Diretor da Eduten Alexandre Merofa acompanhou a utilização do recurso pelos alunos e disse que ficou empolgado com a experiência. “O Eduten está presente em várias cidades, mas quando a gente vê os olhinhos das crianças brilhando ao utilizar a ferramenta, nos emociona. Eles realizaram as tarefas com facilidade e isso é muito satisfatório para todos nós”.

PLANO DE AÇÃO

Ainda na manhã desta quinta-feira, o diretor pedagógico do Eduten Brasil, Arnaldo Vhieira, se reuniu com gestores e diretores adjuntos de nove unidades escolares do município, na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para traçar um plano de ação para as escolas grandes, médias e pequenas. “Vamos trabalhar com esses grupos para que sejam multiplicadores para as outras unidades”, explicou Arnaldo.

Diretor da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, Francisco José Almeida Barros disse que está muito satisfeito com a chegada do programa. “O material é muito bom. Fora do comum. As crianças vão gostar muito desse novo método de estudar matemática”, contou.

Assim como Francisco, a vice-diretora da E.M Lions I, no Santa Rosa, Débora Terra Moreira, também está satisfeita com o Eduten. “O material é muito rico. E junto com o laboratório de matemática, com certeza, vai ser um incentivo a mais para que os alunos se interessem em estudar matemática”, disse Débora.

Fonte: Portal PAE

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