BAND FM CAMPOS

Enel e ONS confirmam queda de energia em vários estados do Brasil

Parte dos clientes da área de concessão da Enel tiveram o fornecimento de energia interrompido

Por Lyandra Alves

Linhas de transmissão de energia, energia elétrica
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, confirmou em nota que, na manhã desta terça-feira (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido.

De acordo com a empresa, o motivo foi um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.

Também por meio de nota, a ONS confirmou que interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Nota da Enel

A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS.

Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

*Com informações de Agência Brasil

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS