A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), divulgou uma nova lista de contemplados pelo Bolsa Família. A relação com 96 nomes é referente ao mês de agosto. Para conferir, clique aqui.
Para retirar o primeiro pagamento é necessário o responsável familiar ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), a fim de realizar o primeiro cadastro levando o Número de Identificação Social (NIS), um documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certificado de reservista), um comprovante de residência atualizado e o aparelho de telefone celular. O primeiro cadastro também pode ser realizado pelo Caixa Tem, aplicativo de serviços sociais. Quem tiver dúvidas pode acessar o link https://www.caixa.gov.br/caixatem/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx.
“A data para o recebimento do Bolsa Família está disponível no calendário de pagamento 2023, de acordo com o último número do NIS. Após o primeiro cadastro realizado na CEF ou através do Caixa Tem, o beneficiário poderá retirar as demais parcelas também nas Loterias Caixa portando documentos pessoais, NIS e o aparelho celular cadastrado”, explicou a coordenadora do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único em SFI, Ludimila Manhães, acrescentando:
“As famílias que realizarem o Desligamento Voluntário, ou seja, aquelas cuja renda mensal melhorou e a família não se encontra mais em situação de pobreza (renda per capita – por pessoa – de até R$ 218) podem requerer o desligamento do PBF e terão prioridade para reversão de cancelamento caso necessitem no prazo máximo de 36 meses contados da data em que ocorreu a ação de cancelamento de benefícios”.
Para mais esclarecimentos, tirar dúvidas e realizar denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e PBF através do telefone/WhatsApp (22) 99798-7201. Também é possível obter informações sobre outros programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Gás dos Brasileiros, ID Jovem, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica (baixa renda), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Kit de Antena de TV, Contribuição Social INSS (facultativo de baixa renda – categoria do lar) e isenção para taxa de concurso público.
Fonte: Ascom SFI