BAND FM CAMPOS

Campos adere campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Ação é destinada à atualização da caderneta de vacinação do público de 02 meses até 15 anos completos e será realizada do dia 23 de agosto a 15 de setembro

Por Daniel Carlos

Foto: Ilustração/Secretaria de Saúde

O município de Campos dos Goytacazes vai aderir à Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes lançada pelo Ministério da Saúde. Por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), a ação acontecerá a partir desta quarta-feira (23), até o dia 15 de setembro, ocasião onde pais e responsáveis legais poderão levar os filhos de 2 meses até 15 anos completos para atualizar a caderneta de vacinação de rotina, Covid-19 e gripe. O “Dia D” de Vacinação está previsto para acontecer no dia 02 de setembro. A campanha faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no Brasil.

De segunda a sexta, todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) serão aplicadas através das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs/UBSFs), Unidades Pré-Hospitalares de Santo Eduardo, Travessão e Ururaí, Clínica da Criança, Centro de Saúde de Guarus (CSU), Cidade da Criança e Hospital São José, sempre das 08h30 às 16h, totalizando 39 salas de vacinação. Aos finais de semana, será mantida a vacinação na sede da Secretaria de Saúde e na Clínica da Criança, das 8h às 17h. Também haverá ações extramuros, que serão divulgadas em breve.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury explica que o momento é de transição epidemiológica, visto que, em breve, o Ministério da Saúde irá aposentar as vacinas orais da poliomielite. Porém, o Zé Gotinha continuará como garoto propaganda da multivacinação. Assim, como, já foram realizadas campanhas contra Covid-19, gripe, poliomielite e sarampo, o objetivo agora é fazer a revisão das vacinas do calendário de rotina que faltam e, por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu a multivacinação.

“A multivacinação é tão ou mais importante do que uma campanha de vacina isolada porque o objetivo hoje é recuperar a cobertura vacinal dando à população a chance de ter dias com postos abertos, além dos dias da semana. Ou seja, aumentar a oferta de datas, de horários e os dispositivos de ofertas de vacinas, como shoppings, jardins, entre outros”, disse Kury.

Para o especialista, a ideia é vencer todos aqueles impedimentos naturais à vacinação, como os três “C” que são: complacência, que é a capacidade que as mães têm de acreditarem mais que o evento adverso das vacinas é mais perigoso que a proteção que a ela dá, que é proteger da morte; a conveniência que é a capacidade que o serviço público ou privado tem de oferecer um local, com pessoal disponível e horário para vacinação perto da sua casa ou em horário que você não esteja trabalhando, como, por exemplo, aos sábados como o município vai fazer; e a confiança que, como o próprio nome já diz, é a pessoa confiar na vacina e levar os filhos para serem imunizados.

“A ideia dessas campanhas de multivacinação é fortalecer a confiança, tornar a oferta da vacina mais conveniente e sabemos que as vacinas são seguras. Então, é a gente ter essa estrutura de vacinação fortalecida e a população melhorar sua cobertura vacinal para evitarmos, por exemplo, situações como da meningite, do sarampo e da febre amarela ocasionadas pela baixa vacinação”, ponderou Charbell Kury.

Durante a campanha de multivacinação serão ofertadas todas as vacinas do calendário de rotina da criança e do adolescente, incluindo a meningocócica C e ACWY, cuja aplicação foi intensificada nas últimas semanas no município, além de Covid-19 e Influenza, que previne contra a gripe. Para vacinar, os pais ou responsáveis legais, que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.

Confira a seguir os dias, horários e locais da multivacinação.

*DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – POSTOS COM HORÁRIOS EXCLUSIVOS:

-Secretaria Municipal de Saúde (público geral) – 08h às 20h;

-Clínica da Criança (crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) – 09h às 18h;

-Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) – 08h30 às 16h.

*DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – POSTOS PARA PÚBLICO GERAL (08h30 às 16h):

-Centro de Saúde de Guarus (CSG); -Hospital São José; -UBS Baleeira; -UBS Eldorado; -UBS Parque Prazeres; -UBS Penha; -UBS Poço Gordo; -UBS Ponta Grossa dos Fidalgos; -UBS Saturnino Braga; -UBS Sentinela do Imbé; -UBS Tocos; -UBS Venda Nova; -UBSF Aldeia; -UBSF Carvão; -UBSF Conselheiro Josino; -UBSF Dores de Macabu; -UBSF Felix Miranda; -UBSF IPS; -UBSF Jamil Ábido; -UBSF Lagamar/Farol de São Tomé; -UBSF Lagoa de Cima; -UBSF Morangaba; -UBSF Morro do Coco; -UBSF Parque Aurora; -UBSF Parque Imperial; -UBSF Parque Rodoviário; -UBSF Patronato São José; -UBSF Ponta da Lama; -UBSF Santa Cruz; -UBSF Santa Maria; -UBSF Santo Amaro; -UBSF São Sebastião; -UBSF Vila Nova; -UPH Santo Eduardo; -UPH Travessão; -UPH Ururaí.

*SÁBADO E DOMINGO – 08H ÀS 17H:

-Secretaria Municipal de Saúde;

-Clínica da Criança.

Fonte: Ascom Campos dos Goytacazes

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS