Neste dia 23 de setembro, o Brasil comemora um marco histórico no seu ensino público: os 114 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Essa jornada teve início com a criação das escolas de Aprendizes e Artífices, por meio do Decreto nº 7.566, e desde então, a educação profissional tem desempenhado um papel fundamental na formação de milhões de jovens e adultos.
O que começou com 19 escolas evoluiu ao longo dos anos para 680 unidades públicas, espalhadas por todo o território nacional, vai muito além do ensino médio e técnico. Atualmente, ela abrange desde o ensino básico até cursos técnicos de nível médio, qualificação profissional, graduações tecnológicas e programas de pós-graduação.
Uma das características marcantes da trajetória da EPT é a ampliação e interiorização na oferta de cursos profissionais. Essa expansão permitiu que a educação profissional alcançasse diversas regiões do Brasil, capacitando estudantes em áreas de grande relevância socioeconômica.
Norte Fluminense
Na região do Norte Fluminense, a cidade de Campos dos Goytacazes, o maior município do interior do estado do Rio de Janeiro, abriga a reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF). Na planície goitacá, são dois campus: Centro e Guarus.
O Campus Campos Centro oferta 12 cursos técnicos, 18 superiores e 6 de pós-graduação. No Campus Guarus, são oferecidos 5 cursos técnicos e 3 superiores.
Além de Campos dos Goytacazes, outros municípios da região também abrigam campus do IFF. Em Macaé, são oferecidos 8 cursos técnicos, 3 cursos superiores e 1 de pós-graduação. Em São João da Barra, os estudantes têm acesso a 5 cursos técnicos e 2 de pós-graduação. Já em Quissamã, são disponibilizados 4 cursos técnicos.
‘114 anos de uma escola viva e vibrante’
Nas redes sociais do IFF, o reitor Jefferson de Azevedo comemorou a data. “Hoje estamos completando 114 anos de uma escola viva e vibrante e de uma educação que muda a trajetória e os significado das vidas das pessoas. Parabéns às nossas queridas e queridos aluno, alunas, docentes, técnico-administrativos, colaboradores e todos aqueles que fazem do seu cotidiano um motivo de muito orgulho, de muita transformação e de mudanças de trajetórias de vidas”.