Principais representantes da juventude de Campos e do poder público municipal se reuniram nesta quarta-feira (27), na 4ª Conferência Nacional de Juventude. O objetivo foi fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle social das políticas públicas de juventude das regiões Norte e Noroeste Fluminense, além da criação do Conselho Municipal da Juventude.
A Conferência foi realizada por meio do Departamento da Juventude, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, e trabalhou o tema “Reconstruir no presente e construir o futuro”. Presente no evento, que lotou o auditório Miguel Ramalho do Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Centro), o secretário de Governo, Ângelo Rafael, falou sobre a integração do governo com a sociedade. “O Departamento da Juventude faz parte da Secretaria de Governo. Estamos buscando ativar o Conselho Municipal de Juventude. A juventude precisa ser motivada a lutar pelos seus direitos”.
De acordo com o gerente do Departamento da Juventude, Nalto Muniz, a conferência é um fórum democrático para que jovens possam apresentar suas demandas à sociedade e avaliar as políticas implementadas para a juventude pelo poder público.
“Esta é a 4ª Conferência, vamos trabalhar a efetividade das políticas públicas para a juventude, a exemplo do Centro de Referência da Juventude, Copa Campos, entre outros temas, que já estamos discutindo junto com os governos estadual e federal. Esta mobilização é histórica e significativa”.
Para o gerente de Políticas Públicas de Juventude, Lucas Barreto, debater políticas públicas com a juventude é de extrema importância. “Os jovens são uma parte significativa da população e representam o futuro do nosso país no geral. Incluir as perspectivas e ideias nas discussões ajuda a garantir que as políticas sejam mais inclusivas, relevantes e eficazes para as gerações futuras. Além disso, envolver os jovens na tomada de decisões políticas ajuda a promover a educação cívica e a participação ativa na democracia desde cedo, contribuindo para uma sociedade mais engajada e responsável”, ressaltou Lucas.
Representante do Grêmio do Liceu de Humanidades de Campos, Richard Crispim Nunes, falou da importância da participação efetiva dos jovens na política pública. “Precisamos participar dos debates, levantando questões, porque a juventude representa o futuro. Precisamos de jovens que tenham boas ideias e que apresentem essas ideias, para que as mesmas saiam do papel, daí a importância da união e participação com o poder público”.
Pietro Souza, presidente do Grêmio da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (FAETEC), faz coro com Richard, “É muito importante estarmos aqui hoje. Esta conferência tem um peso muito grande, porque aqui a gente vai poder ativar a união da juventude em Campos. Precisamos realmente unir forças, colocar as nossas ideias em prática, as nossas reivindicações, e ter um espaço como esse é basicamente valorizar, não só o futuro, mas também o presente. Então é um espaço muito importante para gente, muito prazeroso estar aqui hoje dando voz a todos os alunos da nossa escola”.
Fonte: Ascom Campos