O Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHGC), na Praça do Santíssimo Salvador, abriu suas portas na noite desta terça-feira (03), para a cerimônia de abertura da “Exposição Iconográfica sobre a História do Comércio Campista”. O projeto festeja os 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, celebrados este ano. A coordenadora do Museu, Graziela Escocard representou a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, no evento recepcionando o presidente da CDL, Edvar Júnior.
Com pesquisa e curadoria dos historiadores Graziela Escocard e Genilson Soares, que detalharam o projeto aos presentes, o acervo ocupará o espaço da sala de exposições temporárias do Museu até o próximo dia 15. Em cada painel exposto, o público descobrirá a interessante história do comércio campista e da CDL – uma das entidades de classe mais conhecidas e respeitadas do município. Peças e documentos que fizeram parte da rotina de muitos pontos comerciais, no século passado, também compõe o bonito acervo.
“Edvar, você e todos os colaboradores da CDL Campos, estão de parabéns pelo sexagésimo aniversário da entidade. Sempre parceiros de todas as entidades e tão presentes no dia a dia do povo de Campos, vocês merecem os nossos aplausos. Convido a comunidade a visitar a bonita exposição sobre o nosso comércio”, ressaltou Graziela Escocard.
Também fazendo o uso da palavra, Edvar Júnior falou sobre a importância da exposição chegar ao Museu Histórico. “Lançamos essa mostra no dia 30 de maio, quando a CDL completou 60 anos. Hoje, com imensa alegria, ocupamos uma das salas do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu do município, fazendo com que os visitantes possam conhecer um pouco da história da entidade que se orgulha de representar o comércio campista”, disse.
O evento foi prestigiado pelo superintendente da CDL, Nilton Miranda e outros membros da diretoria da entidade.
Fonte: Ascom Campos