Em mais um capítulo do “troca-troca” político em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, alguns vereadores decidiram pular do barco da oposição ao Governo Wladimir Garotinho na Câmara Municipal.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), o até então líder da oposição, Anderson de Matos, revelou que não irá mais liderar a bancada de oposição. O anúncio surpreendeu. Talvez ele tenha percebido que o seu discurso, sempre afiado, já não era tão cortante como pensava.
Mas Anderson não está sozinho na “mudança de ares” na política. O vereador Luciano Rio Lu também anunciou que estava saindo da oposição, porém, deixando explícito que seria para se juntar à base do prefeito. Sua justificativa? “Tem muitas obras na cidade.” Para alguns, é um motivo convincente o suficiente para trocar de lado.
Anderson e Luciano, juntamente com Marquinho do Transporte, pediram para retirar, também nesta terça-feira, suas assinaturas do pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos da educação no governo municipal.
Em resumo, o “troca-troca” político de vereadores com a proximidade de anos eleitorais é uma prática comum. Os motivos podem ser o que a sua imaginação permitir: as mudanças de lado em busca de oportunidades de contribuir para o desenvolvimento da cidade ou, até mesmo, a busca pela máquina pública. Afinal, é sempre bom estar do lado de quem controla os recursos na hora de buscar a reeleição.