Após apagão em 18 cidades, Enel afirma que energia foi reestabelecida no Norte e Noroeste Fluminense

De acordo com a distribuidora uma ocorrência externa à rede, impactou o fornecimento de energia para parte dos clientes

Por Lyandra Alves

Foto: Reprodução

Após um apagão ter atingido 18 cidades do Norte e Noroeste Fluminense, nesta segunda-feira (13), a Enel, responsável pela distribuição de energia na região, informou que o fornecimento foi normalizado integralmente às 18h59.

De acordo com a distribuidora, às 16h17 de hoje, uma ocorrência externa à rede, registrada no sistema de Transmissão em Campos dos Goytacazes, impactou o fornecimento de energia para parte dos clientes.

Os municípios afetados foram Italva, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Porciúncula, Aperibé, São Fidélis, Natividade, Varre Sai, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaocara, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e parte de Campos dos Goytacazes.

O que aconteceu:

Uma ocorrência de grande porte, devido a perda da transformação de 345/138KV da Subestação Campos (propriedade de Furnas), teria ocasionado a falta de energia. Está ocorrência também teria ocasionado nível de tensão baixa em toda área de concessão da Enel Rio, com exceção de Angra e Resende.

A ocorrência teve início às 16h17min e o Operador Nacional do Sistema (ONS) está realizando manobras para normalização.

Segundo a ONS uma interrupção de carga afetou a Subestação Campos e na linha de transmissão de Campos – Macaé, ambas de propriedade da Enel. “As causas para o ocorrido estão em apuração. Às 17h48, foram iniciadas manobras para início da normalização das linhas de transmissão e posterior normalização das cargas interrompidas.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS