Procon-RJ divulga monitoramento de Black Friday com mais de 700 produtos; descontos de até 45% já são encontrados

O monitoramento foi iniciado em outubro e seguirá até o dia das grandes promoções

Por Daniel Carlos

Foto: Reprodução

Em meados de outubro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, iniciou monitoramento dos produtos mais buscados na Black Friday para observar a flutuação de preços e identificar possível “maquiagem” de valores, quando o fornecedor aumenta o preço do produto dias antes e na data estipulada para as promoções, retorna ao valor original, dando ao consumidor, a falsa impressão que aquele desconto foi realmente aplicado.

Mais de 700 produtos foram monitorados nos principais sites. Televisões, celulares, geladeiras, fritadeiras elétricas, assistentes de voz e vídeo games, foram alguns dos itens verificados desde outubro e, após análise desses dados, os agentes já identificaram descontos de até 45% em um assistente de voz e 34% em uma Airfryer, com baixas respectivas de R$ 330,90 e R$ 210,00. Porém, alguns produtos sofreram aumento na última semana, como foram os casos de uma TV de 43″ e de um assistente de voz, que tiveram aumentos de 98% e 71%, respectivamente, em um mesmo site.

“Estamos monitorando os produtos mais buscados a fim de ajudar o consumidor a economizar e fazer uma boa compra, além de identificar possíveis práticas abusivas, como a ‘maquiagem’ de preços, adotada, infelizmente, por alguns fornecedores”, afirma Cássio Coelho, Diretor Presidente do Procon-RJ.

Coelho também destaca que o monitoramento continuará no dia da Black Friday, que este ano acontece no dia 24 de novembro, além de fiscalizações antes da data do evento, para orientar fornecedores e possibilitar a adequação de possíveis irregularidades. No dia da ação promocional, também ocorrerão fiscalizações para coibir qualquer prática abusiva e garantir o sucesso e a credibilidade da data.

Agentes do órgão ressaltam que o princípio da livre iniciativa deve ser respeitado, ou seja, é livre a precificação, desde que o fornecedor não se utilize de meios para iludir ou enganar o consumidor e esclarecem que os produtos que sofreram aumento substancial na última semana, terão maior atenção no monitoramento para identificação de possível prática abusiva.

De acordo com o Presidente do Procon-RJ, dicas importantes aos consumidores serão divulgadas nas redes sociais oficiais da instituição.

O monitoramento completo pode ser acessado através do link: https://bit.ly/Pesquisa-BlackFriday-ProconRJ2023. O Procon-RJ aponta que os percentuais do monitoramento divulgado, foram obtidos através da análise entre a primeira e última semana da verificação.

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação, poderá acessar os canais de atendimento através do site oficial do Procon-RJ: www.procon.rj.gov.br.

Fonte: Ascom Procon-RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS