Quissamã é o primeiro município do NF a oferecer curso de Educação Quilombola do MEC

O lançamento do Projeto com a assinatura do convênio aconteceu nesta segunda-feira (20), em Machadinha, no evento em que marcou o Dia da Consciência Negra no município

Por Otávio Fonseca

Foto: Reprodução Quissamã

Quissamã é o primeiro município da região Norte Fluminense do Estado do Rio contemplado com o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Ministério da Educação (MEC). O lançamento do Projeto com a assinatura do convênio aconteceu nesta segunda-feira (20), em Machadinha, no evento em que marcou o Dia da Consciência Negra no município.

Através do curso de formação continuada, professores, coordenação pedagógica, gestores escolares, educadores e lideranças quilombolas de Quissamã poderão se aprofundar ainda mais nos conhecimentos históricos e valorização das culturas da Comunidade, a partir da identificação dos saberes e práticas locais e inserção nas propostas educativas e dos projetos anuais das escolas.

“Ser escolhido pelo Ministério da Educação para fazer parte desse Projeto mostra como Machadinha e seu povo são importantes. Trabalhamos com educação quilombola na grade dos alunos da rede desde 2017, mas é extremamente necessário essa ampliação de vínculos com tantas pessoas que estudam os assuntos no dia a dia. A gente precisa continuar trabalhando o pertencimento para que mais ferramentas possam ser disponibilizadas para a educação quilombola acontecer”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.

O curso de aperfeiçoamento foi idealizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com parceria da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, e equipe de trabalho interinstitucional que envolve também a UFF, UFRJ, o IFF/Campus de Quissamã. Somente dez municípios do Brasil estão incluídos no Projeto, sendo três deles do Estado do Rio.

A capacitação vai acontecer por meio da modalidade semipresencial, com 180 horas de duração, sendo 100 horas presenciais, 48 horas de práticas pedagógicas da alternância e 32 horas com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A professora da UFF Rio das Ostras e coordenadora do Projeto, Rai Soares, enfatiza a inclusão de Quissamã no projeto educacional quilombola, com solicitação da coordenação do MEC.

“Satisfação imensa estar aqui nesse território ancestral, de resistência e que tem ensinado muito a nós. Quissamã faz parte dos dez municípios contemplados pelo Projeto em todo Brasil. A própria coordenação do MEC nos solicitou que em Quissamã fosse implementado. Uma cidade que já tem desenvolvido outros projetos e atividades de educação quilombola e chegamos para fazer parte disso”, disse.

Quissamã se destaca como referência no ensino quilombola, com a Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição em Machadinha atendendo 170 jovens em tempo integral. A escola segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escola Quilombola, conectando-se à história e memória do território. Desde a implementação da educação quilombola em 2017, o foco tem sido fortalecer esse modelo, abordando igualdade racial, antirracismo e, de maneira única, a tradição quilombola e aspectos culturais.

Também participaram da assinatura Vice-prefeito, Marcelo Batista; a Secretária de Educação, Helena Lima; a Coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana Azeredo; a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos; os diretores da escola Felizarda Maria, Janaína Pessanha, Adailza da Conceição e Allan Alves: e o Vereador Rildo Barcelos.

Fonte: Ascom Quissamã

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS