A Ouvidoria da Prefeitura de São João da Barra passa a atuar a partir desta terça-feira, 21, com um novo sistema operacional. A mudança, a partir da contratação de uma nova empresa, visa aperfeiçoar o trabalho do setor, que é o responsável pela coleta de demandas – opiniões, reclamações, sugestões, denúncias e solicitações – para que políticas públicas possam ser desenvolvidas em favor da população.
Para operar o sistema, toda a equipe da Ouvidoria passou por um treinamento, incluindo ouvidores setoriais nas secretarias municipais de Agricultura, Cultura, Educação, Esportes, Saúde, Segurança Pública, Turismo e Lazer, Transporte e equipe técnica da empresa responsável.
De acordo com o ouvidor-geral do município, Reginaldo Terra, a partir de agora poderão ser gerados de forma mais completa os relatórios para o acesso do poder público no atendimento aos anseios da população.
“A captação de dados será feita de forma mais completa, identificando de onde vêm, sendo enumeradas e apontadas as demandas mais recorrentes. Ou seja, a identificação de forma eficaz de pontos fracos para que a gestão se torne cada vez mais eficiente”, explica.
A Ouvidoria municipal atende aos preceitos da lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública, sendo um canal entre população e a administração. Em São João da Barra, neste ano de 2023, foram 3.579 atendimentos realizados pela Ouvidoria Geral e as ouvidorias setoriais.
As ouvidorias setoriais funcionam nas secretarias de origem e o atendimento presencial, por telefone ou pelo WhatsApp acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já por e-mail ou pelo Sistema de Ouvidorias, no Portal Oficial da Prefeitura (aqui), o atendimento é 24 horas.
Fonte: Ascom SJB