O tradicional dia de promoções conhecido como Black Friday acontece nesta sexta-feira (24). O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) alerta que é preciso ficar atento para evitar problemas.
A coordenadora do órgão, Gilda Quintanilha, explica que, independente de qualquer data promocional do comércio, o que vale são as regras contidas no Código de Defesa do Consumidor, que deve estar disponível em todo estabelecimento comercial.
— Antes de tudo, evite comprar por impulso, foque no que realmente precisa, mesmo com a promoção. Se optar por comprar, compare preços, avaliando se os descontos são verdadeiros e comparando os valores praticados, além de pesquisar sobre os estabelecimentos participantes, analisando a reputação e se possui boas práticas comerciais, em plataformas como o Reclame Aqui — orientou.
Também é preciso ficar atento ao preço e prazo de entrega, observando se há custos adicionais, além de observar atentamente a embalagem de cada produto e a política de trocas do estabelecimento.
Gilda destacou que para evitar surpresas desagradáveis é importante prestar atenção aos detalhes da compra, exigindo a nota fiscal, que comprova a relação de consumo.
Quanto à forma de pagamento, se for o mesmo valor, opte pelo cartão de crédito em compras pela internet, por ser a forma mais segura em relação à contestação, caso haja problemas. Em caso de divergência de preços para o mesmo produto na mesma empresa, o consumidor sempre pagará o menor valor.
— Seguimos orientando os consumidores sobre seus direitos e deveres, oferecendo todo suporte dentro da nossa atribuição e sempre buscando resolver as demandas — afirmou Gilda.
Se durante as compras o consumidor encontrar alguma irregularidade, a orientação é realizar uma denúncia no Procon-SFI. A sede do órgão está localizada no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, bem em frente à sede da prefeitura. O expediente é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. O telefone oficial do Procon-SFI é (22) 997978909. É possível entrar em contato também pelo “e-mail”: procon@pmsfi.rj.gov.br.
Fonte: Ascom SFI