BAND FM CAMPOS

O que é um Estado laico? 

Por Renata Souza

Foto: Reprodução

O Brasil é um país engraçado, muitas vezes ouvimos palavras e não sabemos seu significado, as pessoas repetem sem saber para que estão sendo usadas. E isso acontece a toda hora, e eu posso te provar! Por exemplo, quando ligamos a tevê e ouvimos o âncora do Jornal Nacional falando de inflação, constituição e redução de IPI, CPI e Estado Laico. Mas qual é de fato o seu significado? O que nós, telespectadores, temos a ver com esse fato? Vem comigo que eu te explico: Tudo! Isso mesmo, as palavras bonitas e difíceis que o Jornal Nacional propala tem impacto direto em nossas vidas, afinal de contas, não vivemos só na sala.

Mas no texto de hoje não vou falar de inflação e nem do preço do pão! Quero falar sobre o que de fato significa Estado sem religião. Obviamente, se você já ouviu o William Bonner, âncora do Jornal Nacional, dizer “boa noite”, você já deve tê-lo ouvido falar de Estado Laico. Mas qual é o seu significado? Para responder essa pergunta, fui olhar no dicionário, que me disse que Estado Laico é aquele que permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões. Aí eu me assustei, pois a que país ele se refere? Será que é do Brasil esse significado? Estou cheia de dúvidas, porque a macumba não pode tocar seu axé, porque tem gente chutando santo, como se tivesse com bola no pé.

Fui olhar a Constituição, que diz em seu artigo 5º que somos todos irmãos. Isto é, somos todos iguais perante a lei, e é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, garantida a proteção aos locais de oração e às suas liturgias. Logo, é um país legal, que permite o convívio de todas as religiões. Ser um país laico significa ser um país sem religião de Estado. O Brasil é, segundo a Constituição de 88, um país laico, em tese, sem interferência de pai de santo, pastor ou padre nas decisões políticas. Ao menos, esse era o combinado. As leis do Brasil são tão legais que protegem até o ateu, aquele que não acredita em Deus, e tá tudo bem, glória a Deus!

A você, minha irmã e meu irmão, eu tenho um recado: Deus é nosso chegado! Aquele que foi crucificado ia ficar muito chateado de ver o Brasil nesse estado, pois é pastor sendo equivocado lá no Planalto, é irmão sendo abordado com seu despacho, é padre sendo abusador. Vamos honrar o carpinteiro das planícies da Galileia, que andou com pessoas que hoje seriam consideradas erradas. Vamos honrar aquele que nos amou e a vida por nós doou. Vamos respeitar a escolha do irmão. Seja na igreja que tem cruz ou na que prefere sermão, por que não aceitar o irmão que prefere atabaque na mão?

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS