O Ministério Público, por meio de uma tutela coletiva, busca a condenação da prefeita de Cardoso Moreira por danos aos cofres públicos no valor de quase R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) atualizados. O motivo alegado são as compras irregulares de medicamentos.
A ação civil pública número 0800722-81.2022.8.19.0080 foi proposta contra a Prefeita Geane Vincler e a até então secretária de Saúde Angela Campos, onde ambas são acusadas de comprar medicamentos em desconformidade com a lei, causando enorme prejuízo nos cofres públicos do município.
Tal ação requer a condenação na devolução dos valores que foram tirados da população, devidamente atualizados, e ainda, a indisponibilização dos bens das rés.
A atual prefeita é ré nesta ação, onde caso condenada sofrerá as consequências de além da devolução, ficará inelegível por oito anos, o que é o caso da lei de improbidade administrativa, ação esta que corre pela promotoria de Itaperuna.
No ultimo dia 24 de novembro de 2023, o Ministério Público requereu o julgamento antecipado da ação por entender que já possui provas suficientes no processo.
*Fonte: Ascom