Boa notícia para os mais de 100 mil inscritos no concurso PMERJ para soldados. A nova data da prova foi anunciada e o exame será reaplicado no dia 7 de abril.
O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, por meio de suas redes sociais.
“Queria dar uma excelente notícia para vocês. A prova está marcada (..) será no próximo dia 7 de abril. Corrigimos e a Fundação Getulio Vargas (FGV) assumiu a prova e eu não tenho dúvidas que será uma excelente prova, que você terá toda a condição e a gente vai estar esperando de braços abertos.” disse o governador do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta, 4.
A expectativa do governo era remarcar as provas ainda para o ano de 2023, mas não foi possível.
O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luís Henrique, também informou que a previsão era divulgar o cronograma (nova data da prova) até o final do ano passado, o que também não ocorreu.
As provas da PMERJ foram aplicadas no dia 27 de agosto, com várias intercorrências. O próprio governador foi o responsável por comunicar a anulação dos exames, por meio das redes sociais.
Após a anulação e investigações, o contrato com a antiga banca, o Ibade, foi rescindido e a Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu uma nova licitação.
A FGV venceu a disputa e ficará responsável pela reaplicação das provas.
Veja o que ocorreu nas provas da PMERJ
As provas objetivas do concurso PMERJ para soldado foram marcadas por denúncias de candidatos.
Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
Em agosto, no dia 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Neste local, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas.
Concurso PMERJ não reabrirá inscrições
Embora tenha escolhido uma nova banca organizadora, a PMERJ não trabalha com a possibilidade de reabrir as inscrições.
Segundo a corporação, ela entende que isso atrasaria ainda mais a conclusão do concurso, já que conta com a chegada dos novos policiais o quanto antes para repor o efetivo.
Folha Dirigida por Qconcursos também teve acesso ao termo de referência usado para escolher a nova banca (FGV).
A PMERJ informa que utilizará o banco de dados que foi fornecido pela antiga banca. Portanto, todos que se inscreveram poderão participar da nova prova e sem prejuízos.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro não informou, ainda, se será aberto um prazo para devolução da taxa para aqueles que desejarem não realizar a prova na nova data.
Estrutura de provas está mantida
A boa notícia para os candidatos é que, embora precise ser reaplicada, a prova terá a mesma estrutura.
O termo de referência confirma que a PMERJ não alterou nenhuma disciplina, critérios de aprovação ou etapas complementares.
A prova objetiva terá 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta.
A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos. As disciplinas da prova objetiva serão:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Além dessas duas fases, a PMERJ aplicará outras sete etapas, sendo elas:
- preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- exames médicos;
- exame social e toxicológico; e
- avaliação documental.
Requisitos e salários
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados. Não há mais divisão entre os gêneros, após acordo e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Folha Dirigida