Putin é reeleito presidente da Rússia e permanecerá no poder até 2030

O resultado significa que ele irá ultrapassar Josef Stalin e irá se tornar o líder mais antigo da Rússia em mais de 200 anos

Por Lyandra Alves

Foto: Sergei Savostyanov/Pool via Reuters

Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais na Rússia e permanecerá no poder até 2030. Os resultados iniciais da apuração eleitoral apontam que o chefe do Kremlin conquistou 87,68% dos 30% das urnas apuradas.

Com a confirmação da vitória do presidente russo após três dias de votação, entre sexta-feira (15) e domingo (17), Vladimir Putin dará início ao seu quinto mandato no Kremlin. O resultado significa que ele irá ultrapassar Josef Stalin e irá se tornar o líder mais antigo da Rússia em mais de 200 anos.

Segundo a agência estatal Tass, a Comissão Eleitoral Central Russa informou que a participação eleitoral presencial em todo o país nas eleições foi de mais de 65%. 

Segundo uma pesquisa de boca de urna realizada pela Public Opinion Foundation (FOM), o resultado das eleições presidenciais é o maior de todos os tempos na história pós-soviética da Rússia. 

Essa foi a primeira eleição na Rússia que ocorreu nas quatro regiões ucranianas anexadas por Moscou desde 2022. A votação também foi realizada na Crimeia, sob comando russo desde 2014. 

Em meio a guerra na Ucrânia, Vladimir Putin, de 71 anos, domina o cenário político da Rússia e nenhum dos outros candidatos que disputaram o pleito – Nikolai Kharitonov, Leonid Slutsky e Vladislav Davankov – apresentaram qualquer ameaça ao atual presidente do país. 

Não houve contagem independente de quantos dos 114 milhões de eleitores participaram das manifestações da oposição, mas dezenas de pessoas foram presas e o pleito teve reforço na segurança. 

Vladimir Putin está no poder desde 2000 e foi reeleito em 2004, 2012 e 2018, cumprindo dois mandatos de quatro anos e dois de seis anos. Ele também foi primeiro-ministro de 2008 a 2012 no governo do então presidente Dmitry Medvedev. 

Em 2021, ele assinou um decreto que permitiu que ele concorresse a mais dois mandatos presidenciais para poder ficar no poder até 2036. Essa eleição marcou o primeiro desses dois mandatos adicionais.

Fonte: Band

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS