Após fortes chuvas, Bom Jesus do Itabapoana recebe apoio de governos estadual e federal

O secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, a 1ª dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, e outras autoridades se colocaram à disposição do município

Por Daniel Carlos

Foto: Divulgação

O gabinete do prefeito de Bom Jesus do Itabapoana recebeu, nesta segunda-feira (25), autoridades estaduais e federais que vieram se informar e oferecer ajuda para recuperar o município, atingido por chuvas intensas (mais de 300 mm) no fim de semana.

O secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, e a 1ª dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, pegaram informações sobre os estragos na cidade e se colocaram à disposição para providenciar recursos e itens como colchões (cerca de 2 mil), cestas básicas (5 mil), água potável (carros-pipa e garrafões – 20 mil litros em duas remessas), e também colaborar com a limpeza da cidade e a recuperação de prédios públicos.

Além do secretário e da primeira dama, a comitiva contou com os secretários de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro; de Educação, Roberta Barreto; e da Mulher, Heloisa Aguiar. A presidente do Rio Solidário, Paola Figueiredo, também participou da reunião.

As autoridades ouviram do prefeito e de secretários municipais que a chuva intensa impactou 20 mil habitantes (cerca de 60% da população) causando perdas totais em residências e no comércio. Órgãos da Prefeitura Municipal também tiveram grandes danos. A Secretaria de Saúde, por exemplo, perdeu tudo o que havia em seu almoxarifado, oito veículos e o centro odontológico teve seus equipamentos destruídos pela água.

O coronel Leandro explicou que o governo estadual vai destinar recursos de emergência para a prefeitura comprar material e insumos que são produzidos em municípios mais próximos. “O que não houver disponibilidade na região, vamos enviar do Rio para vocês”, afirmou. Paola Figueiredo informou que o Rio Solidário está enviando leite em pó, fraldas geriátricas e infantis, além de outros itens.

O secretário Wolnei disse que a Defesa Civil nacional também poderá colaborar na reconstrução de residências, e não só prédios públicos. Porém, isso vai depender dos laudos técnicos de cada caso. Após a reunião, a comitiva saiu para visitar abrigos e distribuir alimentos e kits. A vereadora Luciara Amil ajudou no contato com o governo estadual e também participou da reunião.

Fonte: Ascom Bom Jesus

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS