Um caminhoneiro foi detido na madrugada desta segunda-feira (6), em Campos dos Goytacazes, após praticar ato obsceno no Posto de Controle Fiscal de Mato Verde. O homem foi flagrado por agentes do Programa Operação Foco Divisas. Com ele ainda foi apreendida uma cartela contendo três comprimidos de nobésio extra forte, popularmente conhecido como “ribite”.
A abordagem foi realizada após o motorista estacionar o caminhão no posto de fiscalização e decidir urinar na frente dos agentes. Ele chegou a ser alertado para procurar um local adequado, mas ignorou o pedido e acabou detido.
A equipe da Operação Foco realizou buscas no caminhão e localizou a cartela de nobésio, droga usada como inibidora de sono.
O nobésio possui em sua composição a droga anfetamina, um tipo de estimulante do sistema nervoso central. A substância encontrada é proibida pela ANVISA, sendo importada e comercializada ilegalmente no país. É uma droga utilizada por alguns motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. Porém, seu uso pode afetar diretamente os reflexos do condutor e ocasionar graves acidentes.
A ocorrência foi registrada na 146ª DP (Campos dos Goytacazes).
Fonte: Ascom