O acesso da Avenida José Carlos Pereira Pinto à BR 101 (Campos-Vitória), na altura do Parque Presidente Vargas, em Guarus, foi aberto para o trânsito na manhã desta terça-feira (14).
Trata-se do Projeto Acesso Nordeste, desenvolvido pela Prefeitura há mais de 20 anos e adequado na atual gestão municipal pela Subsecretaria de Mobilidade. A abertura foi feita pelo prefeito Wladimir Garotinho, que destacou a importância do acesso para dar agilidade ao trânsito e desafogar o fluxo na área central e nas pontes Alair Ferreira e General Dutra.
“Esse aqui é um desejo antigo de quem entende de mobilidade urbana na cidade de Campos. Está aqui ao meu lado, o Mansur, que já luta por isso há muito tempo, que é o chamado Acesso Nordeste. As pessoas que vêm do Espírito Santo, em direção à nossa cidade, vão ter uma alternativa de entrar aqui, via José Carlos Pereira Pinto, pegar a Ponte da Lapa e não congestionar o Centro da cidade, por exemplo, para quem desejar ir direto para a Baixada Campista. E também os moradores aqui de Guarus, que tinham que fazer aquela volta, pegar a Hipólito Sardinha, para depois acessar a BR 101, agora vão ter um caminho direto aqui pela própria José Carlos Pereira Pinto para acessar a BR 101. Então, a cidade ganha em mobilidade, ganha em agilidade no trânsito, e outras intervenções como essas estão sendo planejadas e já feitas ao longo de toda a BR 101. Porque o município de Campos tem essa BR que ainda não foi duplicada, que cruza aqui o trecho de Guarus, então, a gente está buscando soluções de mobilidade, onde a Prefeitura pode fazer intervenções pontuais como essa, e melhorar o trânsito em toda cidade — declarou o prefeito Wladimir Garotinho.
O chefe do Executivo também destacou a importância da liberação de vias para o desenvolvimento do Município.
“É importante porque você cria corredores de desenvolvimento, onde você coloca fluxos de pessoas, fluxos de veículos, os comerciantes vêm, os empreendimentos vêm, isso é muito importante. A gente entende que a mobilidade é um dos principais assuntos do momento, inclusive. Sem mobilidade, a cidade não cresce de maneira adequada. Sem mobilidade, não se tem qualidade de vida. Então, a gente está buscando várias intervenções, muitas delas até pequenas, de mudança de mão de rua, de pequenas intervenções de acesso, de pequenas intervenções, por exemplo, onde existe uma linha férrea desativada e que é uma ligação pequena entre um bairro e outro, a Prefeitura está conseguindo autorização para fazer essas ligações. Então, a Prefeitura tem investido muito nisso, repito, intervenções muitas vezes pequenas, mas que fazem toda a diferença da mobilidade no dia a dia”, afirmou.
No trecho foi retirado o solo antigo, feito a terraplanagem e a estruturação da pista, que recebeu a pavimentação asfáltica e meio-fio, além de sinalizações vertical e horizontal. A obra foi realizada em parceria com a Arteris Fluminense.
A construção da via do Acesso Nordeste foi autorizada em setembro de 2022, após um pedido feito pelo prefeito Wladimir Garotinho ao Governo Federal. No ano passado, a Arteris Fluminense sinalizou o acesso para evitar o tráfego de carros, motocicletas, ciclistas e pedestres durante o período de intervenções.
“Graças à intervenção do nosso prefeito Wladimir, junto ao ministro Tarcísio, nós conseguimos concluir essa obra. Porque a então prefeita Rosinha tinha trazido a Avenida José Carlos Ferreira Pinto até a Carmem Carneiro. Nós conseguimos, com interferência a pedido dela, que a Arteris fizesse também as modificações da BR 101, com instalação de semáforos, mas não podíamos interligar porque a ferrovia criava impedimento. Com a interferência do nosso prefeito, houve a liberação e nós concluímos. Para a população é mais uma alternativa de trânsito, um novo acesso à área central de Campos, uma alternativa às pontes Alair Ferreira e General Dutra. Esse projeto se interliga com aquele corredor Norte-Sul que nós inauguramos no início do governo. Então, nós temos um novo corredor perimetral da cidade, que vai permitir o fluxo de trânsito. É uma obra que vai representar um grande avanço para a cidade, uma irrigação de trânsito na José Carlos Pereira Pinto”, explicou o subsecretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, também esteve presente na liberação do novo acesso.
“É importantíssimo porque a gente dá uma nova possibilidade de acesso à área central e assim também desafoga as pontes, a General Dutra e a Alair Ferreira. Então, a população tem mais uma opção, e a gente consegue diminuir retenções, melhorar a acessibilidade, o tráfego de veículos aqui nas vias. A gente tem um fluxo enorme de veículos que vêm do Espírito Santo, de outras localidades, e que passam pela nossa cidade para acessar outras localidades, outras áreas do estado e, principalmente, o Porto do Açu. Estar sinalizado com a indicação de localização, de direcionamento, é importantíssimo para poder, assim, a gente também evitar os congestionamentos e que as pessoas se percam e deixem de se orientar devidamente”, explicou.
Também participaram da liberação do Acesso Nordeste o secretário de Obras, Fabrício Ribeiro, o comandante da Guarda Civil Municipal, Alex Anselmet, assim como agentes da corporação que orientaram o trânsito e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris Fluminense.
A abertura do trecho foi elogiada por quem passa pela via todos os dias, como é o caso do técnico de Farmácia Edilson Barros dos Reis, morador do bairro há nove anos. “Antes era mais complicado, porque a gente tinha que dar uma volta maior para acessar a rodovia. Essa liberação é um desejo antigo e desde quando comecei a morar aqui já existe esse projeto. E hoje a gente está vendo ele sendo realizado”, comentou.
PROJETO — Entre 2011 e 2012, a Prefeitura concluiu a implantação do trecho final da Avenida José Carlos Pereira Pinto até a Avenida Professora Carmem Carneiro, que limita com a faixa de domínio da ferrovia. Em 2014, a então concessionária Autopista Fluminense, atendendo a uma reivindicação do município e com aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), executou, entre os kms 60,3 e 60,6, a construção de pistas auxiliares e canteiros, além da implantação de semáforos para garantir a interligação com a rodovia com plena segurança, obras executadas dentro da faixa de domínio da rodovia e atingindo o limite da faixa de domínio da ferrovia.