Na manhã desta quarta-feira (5), o trânsito na Avenida Alberto Torres, no Centro de Campos dos Goytacazes (RJ), foi momentaneamente afetado por um incidente envolvendo a fiação elétrica e cabos de distribuidoras de internet e telefonia. Um caminhão que tentava acessar a Rua Boa Morte esbarrou em um emaranhado de fios, causando lentidão no tráfego.
Populares que estavam no local prontamente tentaram ajudar. Utilizando uma espécie de cabo de madeira, eles ergueram os fios, permitindo que o caminhão seguisse seu trajeto.
O incidente destacou um problema recorrente na região: o excesso de fios nos postes, que se transformam em verdadeiras armadilhas, não apenas para veículos maiores, como caminhões e ônibus, mas também para a segurança pública. Além dos transtornos no trânsito, o excesso de fios expostos representa um risco potencial de acidentes elétricos, que podem ser fatais.
Como funciona o uso compartilhado de postes?
A partir da Política Nacional de Compartilhamento de Postes, as empresas de internet, telefonia e TV por assinatura solicitam o compartilhamento de postes diretamente às distribuidoras de energia, que no caso de Campos é a ENEL. Se o pedido for aceito, caberá às empresas de telecomunicações instalarem seus equipamentos conforme os parâmetros estipulados pela Anatel e pela Aneel.