O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrou em funcionamento em Campos dos Goytacazes (RJ) nesta segunda-feira (10).
A data havia sido anunciada na última quinta-feira (6), durante uma reunião extraordinária da Câmara Técnica Setorial de Gestão de Saúde com representantes dos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Carapebus.
Às 10h da manhã desta segunda-feira, as novas ambulâncias do SAMU foram apresentadas na Praça do Santíssimo Salvador, de onde seguiram para a base para iniciar o atendimento à população.
Nos últimos dois anos e meio, a equipe que compõe a Câmara Técnica vem se reunindo para discutir a implantação do SAMU, que, por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, está sendo organizada no modelo de gestão por consórcio, envolvendo Grupo de Trabalho integrado por representantes de oito municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cujo gerenciamento está a cargo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).