BAND FM CAMPOS

AIC completa 95 anos de lutas pela democracia, liberdade de expressão e pela cultura local

Historicamente, a Casa do Jornalista, sempre foi acolhedora não apenas aos comunicadores, mas para toda a comunidade

Por Daniel Carlos

Foto: Divulgação

A Associação de Imprensa Campista (AIC) celebrará os 95 anos de atividades, na próxima segunda-feira (17), às 19h, no auditório da Academia Campista de Letras. Na oportunidade, haverá uma conferência com o jornalista e ex-presidente da AIC, Herbson Freitas, que apresentará aspectos importantes da trajetória da instituição. Logo em seguida, diversas personalidades e instituições serão agraciadas com um diploma comemorativo.

“Será uma modesta comemoração, mas que marcará a passagem dessa idade tão longínqua, que merece ser celebrada. Para isso, contamos este ano com a parceria da Academia Campista de Letras”, destacou Wellington Cordeiro, presidente da AIC.

Historicamente, a Casa do Jornalista, sempre foi acolhedora não apenas aos comunicadores, mas para toda a comunidade. Para além de ser uma entidade voltada apenas para a classe jornalística, a AIC reconhece a importância do debate saudável, a necessidade de ampliação do universo de conhecimentos.

Desta maneira, contribui para o crescimento e amadurecimento intelectual das pessoas e, consequentemente, o despertar de uma sociedade mais crítica e consciente. Assim vem contribuindo para a valorização da cultura local, com não só promovendo, como apoiando iniciativas das mais diversas manifestações artísticas, evidencia sua vocação de defensora incansável de nossos valores culturais. Desta forma nasceram projetos como a Semana da Imprensa, o Ballada Curta, o Cine Jornalismo e, talvez a maior expressão de nosso campistês, o Festival Doces Palavras – FDP!. Destaque, também para as participações nas bienais do Livro de Campos.

O compromisso da Associação vai além da Cultura. A entidade também participa ativamente da vida em sociedade no município. Com passagem marcante no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de Campos dos Goytacazes, a AIC teve ao longo desse tempo, atuação no Conselho Municipal de Cultura, Conselho Consultivo do Parque Estadual da Lagoa do Açu e no Conselho Municipal de Combate à Corrupção. A instituição atualmente faz parte de conselhos importantes para a comunidade, como da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Benedito Pereira Nunes e Fundação Cultura de Campos.

A AIC liderou o Movimento Viva Monitor Campista que conseguiu diversos avanços como o retorno do acervo histórico do jornal e a doação do nome fantasia para o município. Atualmente participa ativamente do movimento SOS Ao Livro Verde. E, nos últimos anos, atuou no combate ao fascismo e às fakenews, juntamente com entidades como o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de janeiro e a Federação dos Jornalistas-FENAJ. Com isso, a tradicional Associação de Imprensa Campista segue escrevendo sua história, desde 1929, e, de maneira vibrante, vem deixando sua marca na vida cultural do município.

Fonte: Ascom AIC

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS