Nesta terça-feira, 16 de julho, a Arteris Fluminense promoveu a campanha Acorda Motorista para alertar caminhoneiros sobre os riscos da sonolência ao volante e reforçar a importância de comportamentos seguros que salvam vidas no trânsito. A ação, realizada no posto de pesagem veicular de Campos dos Goytacazes, localizado no km 97 da BR-101/RJ, atendeu 44 motoristas e contou com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a campanha, os motoristas receberam orientações sobre segurança viária, como o tempo correto de descanso – um dos direitos da categoria previstos na Lei 13.103/15 – e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência. Também participaram de simulação com óculos especiais que reproduzem os efeitos da sonolência e do álcool na percepção visual e motora, além de uma pesquisa sobre Escala de Sonolência, que avalia o nível de sono do motorista em diversas situações.
A equipe de atendimento pré-hospitalar da Arteris Fluminense aferiu a pressão arterial dos motoristas, que também tiveram à disposição serviços gratuitos de inspeção elétrica para verificar as condições dos caminhões e trocar lâmpadas e lanternas queimadas dos veículos.
“O motorista precisa ter a consciência de que não só o veículo precisa estar em boas condições para garantir um trânsito mais seguro, mas ele próprio tem a responsabilidade de estar com a saúde em dia e zelar pela segurança, evitando acidentes e preservando vidas, comentou Munique Quadros, analista de Responsabilidade Social da Arteris Fluminense.
Entre janeiro e junho deste ano, a Arteris Fluminense registrou 1.364 acidentes ao longo dos 322 quilômetros da BR-101/RJ administrados pela concessionária, dos quais 316 envolveram veículos pesados. A rodovia recebe um volume médio diário de 81 mil veículos, sendo que cerca de 23% desse total, ou aproximadamente 19 mil veículos, são pesados.
Fonte: Ascom Arteris Fluminense