O programa municipal da estufa de produção de mudas, com base na localidade de Água Preta, no quinto distrito de São João da Barra foi reativado. Com o serviço interrompido por mais de três anos devido à pandemia do Coronavírus, a estrutura com dois módulos de 175 m² cada passou por ampla reforma da Secretaria de Agricultura com a troca de telas para sombrite, plásticos, bancadas e bandejas, dentre outros itens, para, aos poucos, voltar a servir todo o município com mudas de hortaliças e olerícolas de alta qualidade, preparadas a partir de sementes entregues pelos produtores.
No programa, além da estrutura montada na Praça Nova de Água Preta, a Prefeitura entra com o trabalho técnico e a mão de obra, além da doação de insumos, como adubos e outros gêneros. Já o produtor fornece sementes de hortaliças e olerícolas de sua preferência. A estufa funciona diariamente, das 7h às 17h.
“Quando em plena atividade, o programa consegue produzir mais de 1 milhão e 200 mil mudas por ano, beneficiando mais de 1.400 produtores rurais, não apenas do quinto distrito, mas de todo o município”, explica o engenheiro agrônomo Gustavo Perrout, que coordena o programa.
Segundo o secretário de Agricultura, Wagner Barros, a estufa tem como maior destaque a economia obtida pelos produtores. E além da diminuição de custos, a garantia da qualidade na produção e no ganho de tempo.
“É um tempo que eles ganham para se dedicarem a outras atividades nas lavouras, como o preparo da terra, enquanto nós nos responsabilizamos pelas mudas. E também um custo a menos em ralação ao gasto que muitos deles vinham tendo ao comprar mudas de fornecedores particulares. Com a estufa, temos condições de produzir mudas mais precoces e de qualidade superior”, esclarece o secretário.
Situação reforçada pelo produtor rural Samuel Rodrigues, da localidade de Mato Escuro, também no quinto distrito, que não via a hora de ter a estufa de mudas reativada. “A estufa funcionando representa uma economia enorme para todos nós, produtores de legumes, verduras e também algumas variedades de frutas, além da excelente qualidade das mudas que são produzidas pela prefeitura. Estamos todos muito felizes”, conclui o agricultor.