Desde segunda-feira (22), a equipe da Band FM Campos tem recebido uma série de relatos de moradores de diversos bairros, como Tapera, Pecuária, Caju, Codin, Tarcísio Miranda, Parque Imperial, entre outros, sobre o gosto e cheiro da água fornecida na cidade. Os relatos são de preocupação sobre a qualidade da água consumida.
Procurado pela reportagem, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), responsável pela gestão das águas no Estado do Rio de Janeiro, informou que agendou uma coleta extraordinária para verificar a qualidade da água do Rio Paraíba do Sul. Segundo o órgão, a ação de monitoramento também está sendo realizada pela concessionária local.
A empresa Águas do Paraíba, responsável pelo abastecimento de água na cidade, afirmou que a água fornecida atende a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. “A água possui todas as características físicas, químicas e biológicas adequadas, sem a ocorrência de quaisquer efeitos adversos à saúde da população”, garantiu a empresa.
Apesar das garantias fornecidas, Águas do Paraíba informou que está intensificando o monitoramento de todo o processo de tratamento da água e também o controle de qualidade, em resposta às preocupações dos moradores.