Águas do Paraíba confirma que proliferação de algas está afetando qualidade da água em Campos

A concessionária recebeu a última análise laboratorial que confirmou a presença dessas algas na água bruta captada no Rio Paraíba do Sul

Por Lyandra Alves

Foto: Reprodução

A concessionária Águas do Paraíba confirmou, em comunicado nesta quinta-feira (25), que a proliferação de algas cianofíceas no Rio Paraíba do Sul está afetando a qualidade da água bruta em Campos dos Goytacazes (RJ). Segundo a empresa, este fenômeno é resultado de um período prolongado de seca, grandes alterações de temperatura e baixa vazão dos rios.

A Águas do Paraíba esclareceu que, embora alguns moradores possam perceber eventuais mudanças no gosto e odor da água tratada, não há risco à saúde pública. A concessionária recebeu a última análise laboratorial em 25 de julho, que confirmou a presença dessas algas na água bruta captada no rio. No entanto, a água tratada permanece dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, sendo própria para o consumo.

Para garantir a qualidade da água distribuída, Águas do Paraíba afirmou que está implementando todas as medidas de controle e tratamento necessárias e que as estações de tratamento da concessionária são equipadas com tecnologias avançadas e estão preparadas para lidar com essas condições de maneira eficiente.

A empresa também destacou que a situação está sendo monitorada ativamente, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e que este tipo de proliferação de algas já ocorreu em anos anteriores no município, e, em todas as ocasiões, a água tratada fornecida à população atendeu aos padrões de potabilidade.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS