Estudantes da rede estadual conquistam medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática na Coreia do Sul

Equipe do Colégio Marechal Zenóbio da Costa foi a única escola do estado do Rio de Janeiro a participar da competição, que reuniu 13 países

Por Redação

Foto: Divulgação

O Brasil está com os olhos voltados para as Olimpíadas de Paris, mas do outro lado do mundo, em outra Olimpíada, a Internacional de Matemática, na Coreia do Sul, o time do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, já é campeão. O grupo formado por sete alunos e dois professores conquistou a medalha de bronze na competição, que reuniu escolas públicas e privadas de 13 países. Mais uma vez, a unidade escolar foi a única representante do estado do Rio de Janeiro em uma disputa mundial.

A veterana Yasmin Caldas, de 16 anos, medalhista de bronze na Olimpíada Internacional em Nova York, no ano passado, manteve o desempenho e conseguiu novamente o terceiro lugar do pódio. O jovem Gabriel Santana, de 18 anos, estreante na competição, também foi bronze na disputa.

Yasmin contou que ganhar a medalha novamente é indescritível e que a sensação da conquista muda a cada resultado.

´´Só posso agradecer, orar e esperar que, tanto eu quanto a minha equipe, sejamos capazes de ganhar novas medalhas´´, comemorou a medalhista.

Aline Cottis, uma das professoras de Matemática do projeto Sala de Aula Invertida, com metodologia de aprendizagem baseada em desafios, disse que é muito gratificante ver o resultado do trabalho em um país com cultura e língua diferentes.

´´Estamos todos muito orgulhosos dos nossos alunos. Esse desafio só foi vencido com o apoio das pessoas do nosso colégio, que se envolveram e deram o suporte necessário. Essa vitória é para vocês´´, destacou a professora.

Fernando Rocha, professor e coordenador do projeto Sala de Aula Invertida, ressaltou que a equipe levada ao país asiático foi de alto rendimento.

´´Trouxemos, este ano, uma equipe formada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Nossa expectativa estava boa, já que tínhamos representantes experientes e com passagem por outra olimpíada internacional,que foi o caso da Yasmin´´,explicou o professor.

Fonte: GovRJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS