O Curso de Jornalismo do Uniflu (Centro Universitário Fluminense) promove na próxima quarta-feira, 07 de agosto, às 19h, na sala 201 do Campus I, a aula inaugural do semestre 2024.2 com conferência e lançamento do livro “Os jornalistas heróis no cinema”, do jornalista e professor da instituição, Vitor Menezes.
A obra é resultante da tese de doutorado do autor, no programa de Cognição e Linguagem da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), e traz a análise do ethos do profissional de jornalismo nos filmes “Todos os Homens do Presidente”, “Spotlight” e “O Abutre”.
“Será um momento único para os estudantes e jornalistas se aprofundarem na análise crítica por meio da abordagem relevante que Menezes traz nesta obra. Como curso e como profissionais, é uma grande satisfação ter um docente da casa lançando seu livro, fruto de sua dedicada pesquisa, pois isso fortalece o vínculo entre a pesquisa acadêmica e o ensino, aproximando nossos alunos de uma forma leve e reflexiva a práxis da teoria com discussões essenciais sobre o papel e a representação do jornalista na sociedade contemporânea,” convida a coordenadora do curso de Jornalismo, Simone Barreto.
Orientador de Menezes no doutorado e autor do prefácio do livro, o professor da Uenf, Sérgio Arruda, que também é jornalista, afirma que a obra “entra no mérito de uma das mais vastas temáticas do cinema, a do jornal e do jornalista. Surpreende que não nos damos conta do imenso painel de filmes sobre esta instigante temática e de como a figura do jornalista é retratada”.
Também no livro, o jornalista e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo, Victor Gentilli, afirma que a publicação “abre um debate sobre o lado heroico da profissão e produz uma reflexão sobre o ethos profissional de jornalistas”, sendo “destinado a amantes de cinema, estudantes e profissionais de jornalismo, bem como a qualquer pessoa interessada em explorar as histórias fascinantes por trás do trabalho árduo e heroico dos jornalistas nos filmes estudados”.
Fonte: Ascom Uniflu