A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) eliminou todas as demandas de transporte especial para alunos atípicos e com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino. Atualmente, não há nenhum pedido pendente no Departamento de Transporte. Ao todo, 217 estudantes estão sendo contemplados com dez vans adaptadas, em nove rotas, segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto. “As novas rotas atendidas atualmente são: Travessão, Farol, Centro, Carvão, Imperial/Penha e Jóquei, Turfe, Pecuária e Guarus. Dos 217 alunos contemplados, 21 são pessoas com cadeira de rodas”, afirmou a secretária.
Renata Vasco é mãe atípica do Davi Vasco, estudante na Escola José do Patrocínio, na Penha, e aprovou o transporte. “Davi é autista e estuda na Penha, mas moramos no Jóquei. Meu esposo faleceu recentemente e fomos acolhidos pelas equipes da Secretaria de Educação, que nos apoiam em diversas demandas. Ele é aluno da Escola de Aprendizagem Inclusiva também e somos muito bem atendidos com a van escolar há dois meses. A equipe é excelente e ele adora”, informou.
Miguel de Sá Monteiro mora em Goitacazes e estuda na Escola Municipal Donana. A mãe dele, Débora Monteiro, também afirmou que está muito satisfeita com o atendimento recebido. “Se não fosse o apoio da Secretaria teríamos que ir de van com ele e tudo seria mais difícil, pois ele é autista. Gostamos muito da equipe que fica na van”, comentou.
Além das vans, a Prefeitura de Campos adquiriu um ônibus adaptado com 59 lugares, em parceria com o senador Carlos Portinho, que destinou recursos de emenda parlamentar para compra do veículo. Já a aquisição das vans foi feita por meio de recursos municipais.
FROTA
Aproximadamente 6 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental são atendidos com cerca de 140 veículos terceirizados, por meio de contrato firmado através de processo licitatório, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus.
Além disso, a Seduct oferece o Programa Municipal de Transporte Universitário, que está beneficiando cerca de 1 mil estudantes do Ensino Superior e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O serviço é voltado aos alunos de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até suas respectivas instituições de ensino.
Fonte: PMCG