Com a implantação em São João da Barra dos projetos E-Futebol de Rua e Cultura em Campo no último dia 14, e o já existente Futebol de Rua pela Educação, mais de 700 alunos, da faixa etária de 6 a 17 anos, de diferentes níveis de escolaridade, das escolas municipais Domingos Fernandes da Costa, Dionélia Gonçalves Santos, Dr. Newton Alves, Chrisanto Henrique de Souza, João Flávio Batista, Luiz Délio Mendonça, Centro Municipal de Educação Avançada II e Ciep – 265 Professora Gladys Teixeira, estão sendo preparados semanalmente para os desafios da vida pessoal e profissional.
´´A intenção é dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. A ideia é, por meio de projetos esportivos, educacionais, culturais e tecnológicos, que oferecem acompanhamento pedagógico e diversas atividades, estimular o desenvolvimento de habilidades e ao mesmo tempo o senso de respeito ao próximo e de cidadania”, explica o fundador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Natal Neto.
A iniciativa é uma parceria do Instituto com a empresa Ferroport e a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, com base na Lei de Incentivo ao Esporte e na Lei Rouanet. As atividades acontecem dentro do ambiente escolar, no contraturno. No ano letivo de 2025 novos alunos serão beneficiados com a continuidade das atividades dos projetos.
O E-Futebol de rua é um projeto inovador que visa integrar tecnologia e educação para o crescimento pessoal e social de jovens, proporcionando uma gama de atividades que englobam habilidades tecnológicas, esportivas, pedagógicas e valores essenciais. Ao combinar esses elementos, o projeto inspira os participantes a explorar oportunidades de carreira na indústria de tecnologia e jogos, ao mesmo tempo que promove a inclusão social e reduz as disparidades digitais, capacitando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
No projeto Cultura em Campo são realizadas oficinas teatrais que incluem exercícios de improvisação cênica, jogos teatrais, leituras de textos e outras atividades criativas. As atividades culminarão na montagem de um espetáculo anual. O projeto busca enriquecer a experiência educacional de jovens estudantes, promovendo o engajamento cultural e a reflexão sobre temas sociais importantes.
Já o Futebol de Rua pela Educação propõe uma abordagem educativa fundamentada no potencial do esporte para o desenvolvimento humano. As atividades são conduzidas conforme a metodologia exclusiva do Instituto, englobando práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais, voltadas para a formação de valores.
Estiveram presentes no lançamento dos projetos na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa o gerente de relacionamento do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, os analistas de responsabilidade social coorporativa da Ferroport Felipe Araújo e Camile Feydit, e da Secretaria Municipal de Educação, o subsecretário, Cláudio Andrade, e a coordenadora-geral, Janaína Monteiro. Também marcaram presença diretores das escolas e professores dos projetos.
Fonte: Ascom São João da Barra