Caminhada pelo Setembro Amarelo marcou a campanha de prevenção ao suicídio em São Fidélis participaram da ação alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual Montese, junto à professora Janainy Bianchini, pacientes e profissionais da secretaria de saúde de São Fidélis. O grupo saiu da Ipuca até o centro da cidade, segurando bolas amarelas e cartazes com dizeres de incentivo à vida.
“O objetivo dessa ação é mostrar o quanto cada pessoa é importante e que nenhum problema dura para sempre. Agradecemos a todos que participaram da caminhada e fica o alerta para que possamos ouvir uns aos outros e que, em caso de necessidade, peçamos ajuda. Desistir, nunca”, afirmou a secretária de saúde, Janine Palagar.
Para quem necessita de ajuda profissional há o número do Centro de Valorização da Vida (CVV). Basta ligar 188 e profissionais capacitados realizam o atendimento.
“Muitas vezes só lembramos da prevenção e combate ao suicídio em setembro. Vale lembrar que é de extrema importância que cuidemos da nossa saúde mental nos 365 dias. A depressão não é frescura, não é falta de fé, é uma doença. Por isso os pacientes precisam buscar ajuda. É importante observar, perguntar ao outro se precisa de ajuda e oferecer acolhimento sempre”, concluiu a professora Janainy.
Fonte: ASCOM São Fidélis