Debate em Campos: Clarissa e Wladimir trocam farpas e demais candidatos se posicionam

A irmã do prefeito publicou um story na rede social Instagram onde afirmou que "Candidato que não comparece a Debate em rádio e televisão desrespeita o eleitor. Debate é fundamental para a democracia"

Por Daniel Carlos

Foto: Divulgação

O debate na TV entre os candidatos à Prefeitura de Campos dos Goytacazes, marcado para o dia 3 de outubro, continua rendendo troca de farpas antes mesmo de acontecer. Após o atual prefeito e candidato à reeleição, Wladimir Garotinho (PP), e a candidata Delegada Madeleine (União Brasil) trocarem acusações, a ex-deputada federal e irmã de Wladimir, Clarissa Garotinho, também se posicionou sobre a provável ausência do irmão no debate.

Nesta terça-feira (17), Clarissa publicou um story na rede social Instagram onde afirmou que “Candidato que não comparece a Debate em rádio e televisão desrespeita o eleitor. Debate é fundamental para a democracia”. Após a publicação, Wladimir respondeu um comentário, em sua rede social, que o questionava em relação a postagem da sua irmã, o prefeito por sua vez respondeu: “Basta ver onde estou e onde ela está”.

Clarissa respondeu seu irmão com um longo desabafo seguido por um “conselho de irmã mais velha”: “@wladimirgarotinho vou dizer onde eu estou. Em casa, com meu marido, cuidando dos meus filhos (um deles recém nascido). Faço isso com muito orgulho depois de ter tido 17% dos votos válidos do Estado com 1,2 milhão de votos. Que comentário sem sentido, como se o valor das pessoas se resumisse a um cargo eletivo. Eu tive 14 anos de mandato seguidos e estou feliz na ‘posição’ de hoje, me dedicando a tudo que faz sentido pra mim neste momento. Quanto a você, escute um conselho de irmã mais velha: vá ao debate. As regras são assim em todos os lugares, não tem nada a ver com Campos. A Lei é clara que a obrigação é de convidar os candidatos que tem representação no Congresso Nacional. Eu também acho que seria bom todo mundo participar, mas a mudança na lei acontece no Congresso. Você já foi deputado. Essa briga era pra ter comprado lá. Vá ao debate e mostre tudo que fez, inclusive com os 200 milhões que enviei como deputada para ajudar a cidade”, declarou Clarissa.

Vale destacar que tudo começou após Wladimir criticar a exclusão de dois dos sete candidatos do debate: “Para o nosso espanto, retiraram exatamente os únicos dois candidatos que não fazem parte da patota que é financiada pela turma da Alerj, lá do Rio de Janeiro. Estão tentando transformar o debate de Campos em um circo, para que todos me ataquem sem parar.” Wladimir condicionou sua participação à inclusão de todos os candidatos: “Isso é democracia.”

Os candidatos Doutor Buchaul (NOVO) e Pastor Fernando (PRTB) não foram convidados para o debate por não pertencerem a partidos com representação mínima no Congresso Nacional. Portanto, a lei não obriga que a emissora convide estes candidatos.

Os demais candidatos, acusados por Wladimir de fazerem parte “da patota que é financiada pela turma da Alerj”, também se manifestaram.

A Delegada Madeleine sugeriu que Wladimir estava fugindo do embate: “Prefeito, foi só eu perguntar sobre os contratos bilionários que você já correu do debate em 2 segundos. Tá com medo do povo de Campos descobrir o que tem por trás do seu personagem?” Ela também criticou a justificativa dada por ele, afirmando que “o povo está cansado de desculpas”.

O vereador e candidato a Prefeito Thuin (PRD) disparou: “A gente sabia do ato covarde que ele ia fazer. Agora, mentir nas suas redes sociais dizendo que não vai participar porque não é justo todos os candidatos a prefeito participarem… você (Wladimir) sabe muito que existe uma lei n° 9.504/97, que diz que os candidatos, para poderem participar de um debate, precisam ter no mínimo cinco parlamentares”.

Já o candidato Professor Jefferson (PT), afirmou que Wladimir está desrespeitando o eleitor: “Não ir ao debate é sim um desrespeito ao eleitor, Wladimir, mas não surpreende a ninguém. Você desrespeita o eleitor fugindo do debate e usando uma desculpa esfarrapada que não convence a ninguém. Mas, todo mundo sabe o porque você foge: as maquiagens do seu governo não se sustentam em três minutos de debate”, disse.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS