BAND FM CAMPOS

Águas do Paraíba anuncia investimentos na Baixada Campista com conclusão de poço em Donana e novas obras até 2025

Segundo Giuliano Tinoco, diretor da concessionária, as obras de perfuração de um novo poço em Donana estão em fase final e devem ser concluídas nos próximos 15 dias

Por Lyandra Alves

Foto: Lyandra Alves

A empresa Águas do Paraíba anunciou que está intensificando seus esforços para melhorar o abastecimento de água na Baixada Campista. Segundo Giuliano Tinoco, diretor da concessionária, as obras de perfuração de um novo poço em Donana estão em fase final e devem ser concluídas nos próximos 15 dias. Após a finalização, serão necessárias mais duas semanas para a conexão à rede de abastecimento, garantindo que em até 30 dias as residências nas localidades próximas comecem a receber água com maior pressão.

“Ela é a primeira etapa de uma obra maior. Mas só desta obra estar concluída, a gente já consegue melhorar o fornecimento de água das localidades mais próximas, como a própria Donana, Parque Tropical, Nova Goytacazes”, destacou Giuliano.

O diretor ainda informou que os planos de investimento da Águas do Paraíba incluem a instalação de 3 ou 4 novas adutoras em Goytacazes, com a expectativa de beneficiar bairros como Parque Saraiva, Vila Romana e Bugalho. “Para 2025, a gente vai estar investindo em mais 3 quilômetros em adutoras ao longo de Goytacazes. São algumas sessões de adutora, não é uma única, são 3 ou 4 adutoras que vão melhorar para Goytacazes de maneira geral, vai melhorar Parque Saraiva, Vila Romana, Bugalho. São quase R$ 25 milhões em investimentos só para o Parque Saraiva. A ampliação da ETE Donana, a gente está estipulado em R$ 40 milhões”.

Estudos geológicos

Segundo Matheus Marcílio, supervisor de engenharia da Águas do Paraíba, o desenvolvimento do projeto na Baixada Campista é resultado de uma série de estudos geológicos realizados na região de Donana. “A gente já está fazendo há algum tempo uma série de estudos geológicos na região, inclusive trouxemos uma empresa especializada em geofísica para poder estar fazendo todo esse monitoramento do aquífero, entender qual o perfil da localidade aqui de Donana”, afirmou.

Marcílio também ressaltou a adoção de tecnologia inovadora, com a utilização de filtros espiralados em aço inox, que possuem capacidade de absorção quatro vezes maior que filtros convencionais. “Estamos trazendo de novo para esse projeto filtros espiralados em aço inox, que teoricamente tem 4 vezes mais absorção de água do que um filtro convencional, e isso traz todo um ganho energético em cima desse projeto”, explicou.

Aumento da capacidade de abastecimento

Com a conclusão das obras, os investimentos seguem para a interligação do novo poço à ETA de Donana. De acordo com Bernard Dantier, supervisor de operações, o poço proporcionará um incremento de aproximadamente 30% na vazão, o que representa um aumento de 100 litros por segundo no abastecimento da região. “Isso trará uma melhoria significativa para as cerca de 35 mil pessoas que vivem no entorno da unidade”, afirmou Dantier.

Rede de esgoto

Além do reforço no abastecimento de água, a Águas do Paraíba também está investindo em saneamento. “Donana e Goytacazes são umas das regiões que mais crescem no município. Nós hoje, em 2024, já estamos fazendo obras no Parque Saraiva, ligação de esgoto, tem uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sendo construída. Para o ano que vem a gente vai ampliar e melhorar a ETE Donana”, informou Giuliano Tinoco.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS