BAND FM CAMPOS

Macaé volta ao segundo lugar em contratações no estado no mês de agosto

Campos ficou em 11º lugar, e estado do Rio apresenta maior abertura de vagas desde março

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

Graças à indústria (+452), Macaé voltou a figura no segundo lugar (+1.010) em contratações entre os 92 municípios fluminenses durante o mês de agosto. Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan a partir dos dados do Caged. Campos ficou em 11º lugar no mesmo mês (+246), também tendo a indústria (+239) como maio impulsionadora da geração de empregos.

“Os dados recentes mostram que a indústria é um pilar essencial para a geração de empregos e a recuperação econômica. Em Macaé e em todo o estado do Rio, o crescimento nas contratações industriais não apenas impulsiona a economia local, mas também reflete a resiliência e a importância desse setor na criação de oportunidades de trabalho”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Em Macaé, este foi o terceiro mês do ano com o maior número de contratados, atrás de junho (+1.121) e março (+1.229). Atrás da indústria, os maiores geradores de emprego foram os setores de serviços (+321) e construção (+142). Atividades de apoio à extração de petróleo e gás foram as que mais abriram oportunidades (+230).

Já Campos, embora bem posicionada no ranking geral, registrou o terceiro pior mês do ano, atrás de janeiro (+46) e julho (+32). Atrás da indústria, veio o setor de comércio (+101) – os únicos com saldos positivos. As atividades de transmissão de energia foram as que mais abriram novas oportunidades na cidade (+100).

Melhor desempenho desde março

Em agosto, o estado do Rio de Janeiro criou 18.600 novos postos de trabalho com carteira assinada. Com um forte avanço nas contratações em relação ao mês anterior (quando foram abertas 10.658 vagas), esse foi o melhor desempenho do mercado do trabalho fluminense desde março de 2024 (+23.700), garantindo ao Rio a segunda posição no ranking de estados que mais contrataram em agosto.

Com o resultado de agosto, o estado do Rio acumulou 119.794 novos empregos formais, e o saldo de janeiro a agosto está 14,4% acima do observado em igual período de 2023 (+104.754). Nesse recorte, o setor Serviços se destaca com 80.262 novos empregos, seguido pelo setor industrial (+36.148), pelo Comércio (+1.234) e pela Agropecuária (+1.055). O Comércio inclusive, reverteu o quadro observado nos últimos meses e apresentou saldo positivo no acumulado do ano pela primeira vez em 2024.

Para acessar os dados completos da plataforma Retratos Regionais da Firjan clique em www.firjan.com.br/retratosregionais

Fonte: Firjan

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS