Terceiro voo de repatriados está previsto para esta quarta-feira

Veja mensagem enviada aos brasileiros selecionados; documentação necessária para a viagem foi flexibilizada

Por Rodolfo Augusto

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O governo brasileiro prepara, para esta quarta-feira (9), um terceiro voo que vai repatriar mais brasileiros que estão no Líbano.

Os nomes que foram selecionados já estão sendo notificados pela Embaixada de Beirute. A CNN teve acesso à mensagem com as instruções (veja abaixo).

De acordo com o aviso, os escolhidos precisam chegar até às 13h (19h de Brasília) no aeroporto de Beirute, por meios próprios.

A Embaixada do Brasil tem um balcão no saguão de embarque, identificado com a bandeira brasileira.

A documentação necessária para a viagem foi flexibilizada visando auxiliar os brasileiros. Quem está sem passaporte ou com o mesmo vencido, deve apresentar uma foto 3×4.

A brasileira Rajaa Ibrahim foi selecionada para o terceiro voo com os dois filhos, de 9 e 7 anos. Nos últimos dias, ela precisou sair da casa onde moravam, que fica a seis quilômetros do aeroporto, por causa dos bombardeios cada vez mais intensos.

Rajaa está abrigada na residência de um amigo e já está com as malas prontas. Ela foi avisada nesta terça-feira (8) que está na lista.

“Eu estou muito feliz, estou rezando para que dê tudo certo e que eu consiga viajar”, relatou à CNN.

A Força Aérea Brasileira (FAB), que já fez dois voos para repatriar brasileiros, se prepara para refazer o trajeto até Lisboa e aguardar autorização de viagem à capital do Líbano, Beirute. O transporte depende das condições de segurança.

De acordo com fontes diplomáticas, há um esforço constante para utilizar a ocupação máxima da aeronave KC-30, que é 230 passageiros.

Nos voos anteriores, foram repatriadas 228 e 227 pessoas, respectivamente. Os números são menores do que a capacidade máxima porque, muitas vezes, passageiros desistem de última hora para não abandonar parentes, que não podem sair do país ou por impossibilidade de chegar ao aeroporto.

Nesses casos de desistência, o Itamaraty convoca mais brasileiros, para tentar trazer o avião com capacidade máxima.

Veja mensagem de confirmação do voo a brasileiros:

URGENTE: EMBARQUE 9/10 13h00

A Embaixada do Brasil confirma a aprovação do seu pedido de inclusão no próximo voo de repatriação.

O ponto de encontro é o Aeroporto Internacional de Beirute. O deslocamento até o aeroporto deverá ser feito por meios próprios.

Para o embarque, por favor esteja no Aeroporto Internacional de Beirute na quarta-feira, 9/10, às 13h00.

Haverá um balcão da Embaixada do Brasil, identificado com bandeira brasileira, no saguão de embarque do aeroporto.

É essencial portar o original do documento de viagem que foi informado à Embaixada. Caso esteja sem seu passaporte ou ele esteja vencido, tenha consigo uma foto 3×4.

Cada passageiro do voo de repatriação poderá transportar uma mala para despacho de até 23 quilos, uma mala de mão de até 10 quilos e uma mochila de até 2 quilos. Não são permitidos, na bagagem de mão, itens proibidos em voos nacionais, como líquidos com mais de 100ml e objetos cortantes. Animais de estimação devem ser transportados em compartimentos adequados.

POR FAVOR CONFIRME COM URGÊNCIA SUA PRESENÇA RESPONDENDO SIM OU NÃO A ESTA MENSAGEM.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS