O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) instalou nesta terça-feira (8/10) uma estação hidrometeorológica na Lagoa de Imboassica, em Macaé. Esse equipamento envia dados das chuvas e do nível da lagoa em tempo real à Sala de Situação do órgão ambiental estadual, onde os técnicos disparam alertas aos municípios.
´´As informações enviadas ao Alerta de Cheias permitem que a Defesa Civil municipal se prepare e execute ações de campo para resposta aos possíveis riscos de cheia ou seca. Esta entrega do Inea é fundamental para a segurança ambiental da região´´, explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A Lagoa de Imboassica é um dos principais atrativos turísticos da região, sendo também ponto de práticas esportivas, lazer e pesca, e vem sendo objeto recorrente de alagamentos devido ao seu transbordamento e abertura clandestina de sua barra ou do canal extravasor.
´´O monitoramento periódico da lagoa é essencial para a tomada de decisões, sobretudo no que tange aos eventos climáticos extremos. Percebemos que as inundações no corpo hídrico têm sido mais frequentes, e por isso, atendendo a solicitação da sociedade civil, resolvemos criar esse novo ponto de monitoramento´´, pontuou o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Cauê Bielschowsky.
A estação foi adquirida com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), por meio da parceria do Inea com o Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João. A cooperação dos comitês tem sido essencial para a aceleração da expansão da rede de monitoramento.
Fonte: Ascom Seas