Saúde de Campos alerta para a importância da higienização das mãos na prevenção de doenças

A prática é fundamental não apenas para evitar infecções hospitalares, mas também para proteger a saúde em geral

Por Rodolfo Augusto

Foto: PMCG

No dia 15 de outubro é lembrado o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, uma data que ressalta a importância da higienização adequada das mãos na prevenção de infecções. A prática é fundamental não apenas para evitar infecções hospitalares, mas também para proteger a saúde em geral.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, além das infecções hospitalares, a lavagem das mãos reduz o risco de doenças como viroses respiratórias, gastroenterites e hepatite A.

Rodrigo Carneiro também detalhou a maneira mais eficaz de higienizar as mãos. “Primeiro é importante remover adornos como anéis e pulseiras antes de iniciar a limpeza. Em seguida, molhar as mãos e aplicar sabonete líquido ou sabão comum. A fricção deve seguir um passo a passo: comece pelas palmas, depois o dorso, os espaços entre os dedos, as pontas e, por fim, os punhos. Esse processo deve durar no mínimo 30 segundos”, recomendou o infectologista.

Para os profissionais de saúde, a lavagem das mãos deve ocorrer imediatamente após o contato com pacientes e sempre que houver mudança de ambiente. Já para a população em geral, não existe um limite máximo para a higienização. “Quanto mais frequentemente as mãos forem lavadas, menor será o risco de adoecer por doenças transmissíveis”, destacou Rodrigo.

De maneira indispensável, a prática de higienização deve ser realizada ao chegar em casa, após manipular materiais contaminados e antes das refeições. “Também é importante manter as unhas cortadas e limpas para evitar a acumulação de germes”, disse Carneiro.

Além da lavagem com água e sabão, soluções antissépticas como o álcool 70% ou a clorexidina alcoólica podem ser utilizadas como alternativas. “Entretanto, o ideal é sempre lavar as mãos com sabão, pois ele tem uma ação detergente que ajuda a remover a oleosidade e sujeira das mãos”, concluiu o médico.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS