Com a participação de 10 empresas do Complexo Portuário de São João da Barra, além da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Porto do Açu e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) realizaram nesta quarta-feira (16) a 2ª edição da Rodada de Negócios voltada para fornecedores locais. O evento reuniu empresas de São João da Barra, Campos e Macaé, que tiveram a oportunidade de conhecer os modelos de negócios do Complexo Portuário e apresentar seus produtos e serviços diretamente aos setores de compras de grandes players, como Dome, NOV, BPort, GNA, Anglo American, Ferroport, Vast Infraestrutura, OceanPact, Ambipar e UENF.
O objetivo da iniciativa foi aproximar os empresários locais das grandes empresas que atuam no Porto do Açu, facilitando a geração de novos negócios e o fortalecimento da economia regional. Renata Colares, gerente de suprimentos do Porto do Açu, destacou a importância da iniciativa:
“Essa é a segunda edição da rodada de negócios que organizamos em nome do Complexo Portuário, basicamente para dar oportunidade aos empresários locais de conversar com os compradores dessas empresas. Eles ficam atentos às demandas de contratação e projetos que estão por vir, se preparando para fornecer para o Complexo como um todo.”
O presidente da Regional Norte Fluminense da Firjan, Francisco Roberto, reforçou o impacto econômico desse tipo de encontro:
“Esse encontro é muito importante. É uma realização da Firjan e do Porto do Açu, em parceria com a UENF e apoio do Sebrae. Ele tem sido impactante, pois coloca compradores e vendedores em um objetivo comum, que é gerar negócios, e, com isso, gerar riqueza para toda a região.”
O evento também foi marcado por relatos de empresários locais que tiveram suas trajetórias mudadas por oportunidades geradas no Porto do Açu. Leonardo Berenger, fotógrafo, compartilhou sua experiência:
“O Porto me deu uma oportunidade, confiou no nosso trabalho. Comecei fotografando o Porto, e hoje estamos lá há mais de 10 anos fornecendo serviços e empregando várias pessoas. Esse ciclo de confiança e crescimento foi possível graças à nossa especialização e às demandas que surgiram ao longo do tempo.”
Morvan dos Santos Netto, empresário, também reconheceu a importância das rodadas de negócios para o crescimento de sua empresa:
“O sucesso da nossa empresa se deve, em grande parte, às rodadas de negócios promovidas pela Firjan e pelo Sebrae. A partir dessas oportunidades, passamos a prestar serviços para grandes empresas e multinacionais, o que exigiu de nós um aprimoramento. Essas rodadas foram fundamentais para nos conectarmos com novas empresas e expandirmos nossos negócios.”