Museu com loja-vitrine do projeto Arte e Identidade do Artesanato Campista

Os produtos foram criados por um grupo de 16 artesãs que produzem peças com a identidade de Campos

Por Luana Clara

Foto: PMCG

Quem passa pelo Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), situado na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, pode apreciar e adquirir os produtos criados por um grupo de 16 artesãs que produzem peças com a identidade campista. Elas integram o projeto Arte e Identidade do Artesanato Campista, coordenado pela artesã Simone Alves.

O convite para que as peças passassem a ocupar uma loja-vitrine no Museu, de forma permanente, partiu da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, após o sucesso obtido pelas artesãs na 372ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos.

Segundo Graziela, o diferencial dos objetos é que eles são focados no patrimônio histórico e cultural do município. “As peças são belíssimas e, no caso do Museu, retratam o estabelecimento público. Além de representar a cidade, elas criam uma memória afetiva e contribuem para a economia solidária”, disse ela.

O Museu funciona de terça à sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

Simone Alves explicou que as técnicas desenvolvidas no projeto são crochê, bordado, patchwork, costura criativa, arte em tijolo e pintura, além de peças personalizadas como souvenirs de Campos.

“Produzimos chaveiros, mandalas, bonecas em tecido, ecobags (feitas geralmente de materiais sustentáveis), dentre outras peças”, disse Simone, ressaltando que os interessados em conhecer o projeto podem acessar a conta do Instagram (arte.artesanatocampista) ou entrar em contato pelo telefone (22) 99828-9835.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS