O Sesc Campos promoveu uma aula diferente na Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré, por meio do projeto Sesc+ Esportes. O evento contou com participação de cinco atletas paraolímpicos da equipe campista, campeã carioca de Basquete em Cadeira de Rodas. A atividade aconteceu na semana passada e levou uma reflexão sobre acessibilidade, inclusão e prática esportiva para alunos e profissionais da unidade.
Cerca de 200 estudantes tiveram uma vivência incrível com os atletas Alessandro Pitty, Marcelo, Serginho, Rafael e Paulo Roberto, do time da ONG Esporte Sem Fronteiras, tetracampeões estaduais da modalidade. Na ocasião, também foi apresentado o espetáculo teatral Ubuntu.
“Foi muito gratificante para o Sesc oferecer essas atividades à escola. Por meio desse projeto, queremos contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. O esporte promove o desenvolvimento de diversas habilidades, como socialização, concentração, autoconfiança e outros valores”, disse Raphael Pedra, analista de Esporte e responsável pelo projeto Sesc+ Esporte em Campos.
De acordo com a diretora da unidade, Adriana Martins, a ação possibilitou uma experiência rica e cheia de empatia. “O SESC sempre nos traz momentos especiais de parceria e que agregam na aprendizagem dos alunos. Hoje eles vivenciaram a experiência do basquete com cadeirantes, de atletas paraolímpicos, enfatizando a importância do respeito às pessoas de maneira em geral, sejam elas PCDs ou não. Foi uma atividade de verdadeira vivência inclusiva para as nossas crianças”, disse Adriana.
Para ela, a atividade impactou positivamente os educandos. “Eles puderam compreender a necessidade de lutar pela inclusão e pela acessibilidade de pessoas com deficiência. As crianças se divertiram e também puderam levar o assunto para as suas famílias”, finalizou a gestora.
Fonte: PMCG