Faltando poucas horas para o duelo entre Botafogo e Peñarol, pela semifinal da Libertadores, torcedores do clube uruguaio se envolveram em confusão generalizada no início da tarde desta quarta-feira (23) na Praia do Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O tumulto iniciou por volta das 12h. Durante a briga, torcedores usaram paus e pedras para atacar policiais militares e banhistas. Um quiosque na orla também foi saqueado e um ônibus foi incendiado.
Segundo o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), um torcedor foi preso por roubo de celular. Policiais do 31º Batalhão e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) atuaram no local para conter a confusão. Ao todo, cerca de 200 torcedores foram levados para a Cidade da Polícia, sede da Polícia Civil do RJ.
Recentemente, torcedores do clube uruguaio já tinham se envolvido em tumulto no mesmo bairro carioca. Na ocasião, os uruguaios foram hostilizados pelos torcedores do Flamengo antes do jogo entre as duas equipes pelas quartas da Libertadores.
Houve agressões e arremesso de objetos antes da chegada das autoridades. Policiais Militares tiveram que intervir para evitar maiores complicações. Um policial chegou a atirar para o alto para afastar o tumulto.
O jogo
Botafogo e Peñarol se enfrentam nesta quarta-feira no Nilton Santos. O duelo é válido pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores 2024. O segundo jogo será na próxima quarta, 30 de outubro, em Montevidéu, Uruguai. Quem avançar decide o título com Atlético-MG ou River Plate no dia 30 de novembro no Monumental de Núñez, em Buenos Aires (ARG).
Fonte: CNN Brasil