Na XXVI Semana do Servidor, que teve início na terça-feira (22), foram centenas de atendimentos nos mais diversos serviços prestados ao funcionário público municipal pelas secretarias participantes. Entre os serviços estão vacinação de rotina, vacinação em cachorros e gatos, aferição de pressão arterial e medição de glicemia, maquiagens, manicure e corte de cabelo. O serviço mais procurado pelos servidores tem sido a quiropraxia: até a manhã desta quinta (24) os três fisioterapeutas realizaram cerca de 200 atendimentos.
A Semana, que este ano trouxe o tema “Saúde do servidor: a importância do cuidado! Nossa prioridade é você!”, adiantou a programação pelo Dia do Servidor Público, a ser no próximo dia 18. A subsecretária de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Karina Alvarenga, que é filha de servidores públicos, falou sobre o valor do serviço público e a importância do trabalho daqueles que servem à população.
“Desde 2002, quando iniciei minha trajetória no serviço público, na Secretaria de Administração, ainda como estagiária, pude ver de perto o impacto positivo do trabalho dos servidores, assim como os desafios que enfrentam diariamente. Essa vivência reforçou em mim a certeza de que cuidar de quem cuida é essencial para que possamos oferecer serviços de qualidade à população. A XXVI Semana do Servidor é, portanto, mais do que um evento; é um momento de celebração e reconhecimento daqueles que, com dedicação, constroem uma administração pública mais humana e eficiente”, relata a subsecretária.
Durante toda a manhã, os servidores participaram de duas palestras, a primeira sobre Tabagismo, ministrada pelo enfermeiro do Programa Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Emmanuel Bitencourt, e ainda sobre o Outubro Rosa e prevenção do Câncer de Mama, com a médica mastologista e especialista em radiologia mamária, Maria Nagime.
A programação continua à tarde, com as palestras Qualidade de Vida, com a psicóloga, neuropsicóloga, especialista em terapia cognitivo-ocupacional, Manuela Gomes de Paula, e “Companheiros de Vida – Os impactos positivos dos animais de estimação na saúde humana”, com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Maeda.