A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) e o Sebrae promoverão, no dia 05 de novembro, o 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. As inscrições para participantes são gratuitas, porém, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site www.cdlcampos.org.br/inscricao.
O evento será realizado das 8h às 18h no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante o evento, serão discutidos temas diretamente relacionados ao desafio do esvaziamento das áreas centrais, que as grandes cidades em todas as partes do mundo enfrentam.
O seminário tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre a revitalização dos centros urbanos, a partir da apresentação de cases de sucesso nacionais e internacionais, bem como ampliar a reflexão sobre o tema e extrair insights para a requalificação da área central de Campos e demais municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Ao focar na revitalização dos centros urbanos, cria-se um ambiente mais atrativo e acessível, o que pode aumentar o fluxo de visitantes, turistas, clientes e, consequentemente, os negócios.
Além disso, o seminário promoverá a troca de conhecimentos e experiências sobre empreendedorismo e inovação, a partir de cases como retrofit do Hotel Glória (RJ) e do Edifício Virgínia (SP), oferecendo aos empresários trocas de conhecimento valiosas sobre novas técnicas de gestão, marketing e sustentabilidade.
Aberto ao público, o evento pretende atrair empresários, investidores, gestores públicos, universidades, com estimativa de 500 participantes.
Entre os participantes, estão confirmados o palestrante internacional, Francisco Carlos Oliveira (que falará sobre o tema “Desafios na revitalização do centro de Lisboa/Portugal”); Ana Paula Vilaça (“Recentro: Programa de requalificação do centro de Recife”); Celso Rayol, da Cité Arquitetura (“Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro”); Marcelo Falcão, (“Projeto Retrofit Edifício Vírginia, São Paulo”); Lori Crizel (“Neurourbanismo e revitalização de centros urbanos”), entre outros.
Fonte: Ascom UENF